Curso: ” Análise do Comportamento Verbal na Clínica Psicológica – 2019″

Curso: Análise do Comportamento Verbal na Clínica Psicológica  
Carga horária: 16 hs
Horário: das 8h às 18h
Semestre: 1º semestre
Dias: 29 e 30 de junho de 2019
Docentes: Dr Paulo Abreu (IACC) Dtda Juliana Abreu (USP e IACC)
 Local: Instituto de Análise do Comportamento de Curitiba (IACC)

Por décadas a linguagem na psicoterapia tem sido basicamente a matéria prima do trabalho do psicólogo. E dentro da ciência da análise do comportamento, a linguagem tem sido melhor caracterizada como sendo comportamento verbal.

O comportamento verbal de um falante caracteriza-se principalmente por ter sua consequência mediada por um ouvinte especialmente treinado por uma comunidade verbal. Participam da mesma comunidade falante e ouvinte. Em uma análise funcional do comportamento do falante como a descrita por Skinner (1957/1992), inicialmente é feita a seleção do operante verbal de interesse para, a seguir, ser analisada a contingência envolvida. A descrição cuidadosa das circunstâncias controladoras do comportamento verbal do falante necessariamente incluirá o comportamento do ouvinte como uma variável crítica.

O processo responsável pela instalação e manutenção do operante verbal é o reforçamento socialmente mediado e, por isso, analisar o comportamento verbal na sessão terapêutica é, em última instância, analisar as contingências de reforçamento dispostas entre terapeuta e cliente.

O curso tem por objetivo apresentar e caracterizar as propostas analítico-comportamentais para a linguagem e a cognição, com foco na conversação clínica. Ao final do curso, o participante deverá ser capaz de identificar e analisar os principais operantes verbais skinnerianos e as implicações das teorias sobre relações arbitrárias entre estímulos para a conversação clínica. 

Inscrições no site: http://www.iaccsul.com.br/index.php/cursos/9-uncategorised/186-analise-do-comportamento-verbal-na-clinica-psicologica

0 0 votes
Article Rating

Curso: “Treinamento de Terapia Comportamental Dialética (DBT) – Edição Curitiba 2019”

Terapia Infantil não é “solução mágica”.