ABA e Ensino de Habilidades Básicas para Pessoas com Autismo

ABA e Ensino de Habilidades Básicas para Pessoas com Autismo

Entre os dias 24 de novembro às 8:00 à 25 de novembro às 17:00 ocorrerá o curso ABA e Ensino de Habilidades Básicas para Pessoas com Autismo. O evento é organizado pelo CEI Desenvolvimento Humano e será sediado no  Grupo CDPV da Av. Rio Branco 81, 7º andar – Centro, 20040-004 Rio de Janeiro.

A literatura científica tem indicado, desde a década de 1980, os bons efeitos de Intervenções Comportamentais Intensivas para o tratamento do autismo, conhecidas no Brasil como “tratamento ABA ou método ABA”.

A literatura considera como “Intervenção Comportamental Intensiva” os modelos de intervenção caracterizados por estimulação individualizada. Ou seja, um educador para uma criança com autismo. Realizados por muitas horas semanais (15 a 40 horas), por pelo menos dois anos consecutivos, que abrangem várias áreas do desenvolvimento simultaneamente e que são fundamentados em princípios de Análise do Comportamento.Assim, Habilidades básicas são constituídas por comportamentos simples e iniciais, que por sua vez são requisitos para aprendizagens mais complexas (por exemplo, o contato visual é uma habilidade básica que é requisito para comportamentos mais complexos, como falar ou interagir socialmente).

O objetivo desse curso é auxiliar familiares, cuidadores, educadores e terapeutas a direcionar o ensino de habilidades básicas à suas crianças com autismo ou com outros transtornos do desenvolvimento infantil, em um contexto de Intervenção Comportamental Intensiva.

O Centro de Estudos e Intervenção para o Desenvolvimento Humano (CEI Desenvolvimento Humano) é uma instituição de caráter educacional. Suas ações são voltadas para a promoção do desenvolvimento máximo de pessoas com autismo e com deficiência intelectual. Assim como, de seus cuidadores (pais, parentes, babás, educadores, entre outros). O Centro iniciou o seu funcionamento formalmente em abril de 2013. Porém, suas atividades já eram desenvolvidas por suas fundadoras há mais de uma década.

Se quiser obter mais informações clique aqui.

0 0 votes
Article Rating

Escrito por Gabriel de Melo Cardoso

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Possui formação em Terapia Cognitivo Comportamental pelo CETCC - Centro de Estudos de Terapia Cognitivo Comportamental de São Paulo. Atualmente, Diretor de Consultoria na Persona e bolsista de iniciação científica no projeto: Avaliação de fatores de risco ao estresse ambiental/ocupacional em expedicionários do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e membro do projeto de Ensino Online de Análise do Comportamento Humano ambos no Laboratório Fator Humano. Entusiasta dos temas: neurociência, gamification, autismo, linguagem, memória e tecnologia.

Workshop Intensivo: “Mindfulness para Profissionais de Saúde”

Especialização em Terapia Comportamental – TCR