Softwares e jogos são estratégias muito utilizadas na área educacional, inclusive pelos analistas do comportamento sob o paradigma da equivalência de estímulos e têm demonstrado resultados muito promissores. Devido aos seus recursos e amplitude no desenvolvimento de novas ferramentas, podemos dizer que os computadores são as novas “máquinas de ensinar”, aquelas que B. F. Skinner tanto falou na sua obra “Tecnologia do Ensino”.
O livro “Gamificação como estratégia educativa”, de acordo com a própria apresentação da obra: É resultado de uma empreitada acadêmica, iniciada no ano de 2012, com o objetivo de experimentar a estratégia da gamificação no desenvolvimento de softwares educativos. Tratando-se do emprego de estratégias de jogos para a facilitação de processos de aprendizagem de conteúdos complexos, e sendo bastante utilizada em meios corporativos, a gamificação apresenta um potencial não explorado no campo da educação formal, objeto central do trabalho desenvolvido nesses três anos, no contexto das atividades do Laboratório Ábaco de Pesquisas Interdisciplinares sobre a Informática e a Educação, do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB).
O livro serve de base e inspiração para estudiosos da área educacional e demonstra como é possível realizar intervenções efetivas e ensinar os mais diversos conteúdos. O melhor é que o livro pode ser baixado gratuitamente!
Clique aqui e tenha acesso a todo o conteúdo:
[button link=”https://cloud.fmh.ulisboa.pt/public.php?service=files&t=395d9ed1363ee6786556b3868969d7da” size=”medium” target=”new” color=”default”]Acessar[/button]