Curso de formação com ênfase em terapias comportamentais de terceira onda

Curso de formação com ênfase em terapias comportamentais de terceira onda

O Instituto de Análise do Comportamento de Curitiba (IACC) estará promovendo em 2018 o curso de Formação em Terapia Comportamental com ênfase em Terapias Comportamentais de Terceira Onda. O curso possui 48h de carga horária e é destinado a psicólogos; psiquiatras; e estudantes dessas respectivas áreas. A primeira turma iniciará dia 7 de abril se estendendo até 1 de dezembro de 2018. Os encontros ocorrerão aos sábados, das 9:00 às 17:00, mensalmente. Na sede do IACC – Rua Padre Anchieta, 1691 Champagnat, Curitiba.

O curso tem por objetivo proporcionar uma formação conceitual e metodológica consistente em Análise do Comportamento e Terapia Comportamental. Os módulos são encadeados, planejados progressivamente para facilitar a aprendizagem do aluno. A ementa contempla toda a profundidade da proposta filosófica Behaviorista Radical; os processos básicos da Análise Experimental do Comportamento imprescindíveis para a avaliação clínica; e as diferentes intervenções da moderna Terapia Comportamental.

A formação traz um aprofundamento no ensino das terapias comportamentais de terceira onda, como a Psicoterapia Analítica Funcional (FAP); a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT); a Ativação Comportamental (BA); e a Terapia Comportamental Dialética (DBT). Essas novas abordagens clínicas baseadas em evidências são apresentadas, sempre de forma crítica, e contextualizadas com a realidade de trabalho do psicólogo brasileiro.

O conteúdo programático conta com:

  • Conceitos básicos de análise experimental do comportamento;
  • Avaliação funcional do comportamento e psicopatologia;
  • Psicoterapia Analítica Funcional  (FAP) no manejo de clientes com problemas de relacionamento interpessoal;
  • Ativação Comportamental  (BA) aplicada a depressão;
  • Terapia de Aceitação e Compromisso  (ACT) aplicada aos transtornos ansiosos e a depressão;
  • Terapia Comportamental Dialética  (DBT) aplicada ao transtorno de personalidade borderline;
  • Terapia analítico-comportamental dos transtornos ansiosos;
  • Manejo de casos difíceis;
  • Repertórios essenciais do terapeuta;

Além disso, o curso está sob comando dos renomados profissionais:

Prof Ms Juliana Helena dos Santos Silvério Abreu (USP e IACC)  [CRP 08/IS-324]

Psicóloga clínica e da educação. Possui graduação em psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Doutoranda pelo Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da USP. É mestre em Psicologia Experimental na PUC-SP (2012) e Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva pela USP (2005). É professora do curso de Especialização em Terapia Comportamental do Hospital Universitário da USP (HU-USP). Atende crianças, adolescentes e adultos.

Prof Dr Paulo Roberto Abreu (IACC) [CRP 08/10533]

Psicólogo clínico, doutor pelo Departamento de Psicologia Experimental da USP. Professor dos cursos de Especialização em Terapia Comportamental do Hospital Universitário da USP (HU-USP) e da Especialização de Terapia Comportamental e Cognitiva em Saúde Mental do Ambulatório de Ansiedade, Instituto de Psiquiatria, do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (AMBAN – IPq – HCFMUSP). Editor Chefe da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (RBTCC), principal publicação científica da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC). Coordenador do Instituto de Análise do Comportamento de Curitiba (IACC). Atende crianças, adolescentes e adultos.

Se ficou interessado (a) e quiser saber mais sobre como efetuar a inscrição, preços, e outras informações, acesse o site oficial do curso clicando aqui.

_________________________________
Sobre o IACC:

Instituto de Análise do Comportamento de Curitiba – IACC (CRP 08/PJ – 00765) é uma instituição que oferece serviços de psicologia clínica e de atualização acadêmica para profissionais da área de saúde mental. Somos associados das principais instituições científicas da área, como a Association for Behavior Analysis International (ABAI) e a Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC). Em essência, o IACC tem a missão de oferecer serviços clínicos de excelência  e promover a ciência da Análise do Comportamento.

0 0 votes
Article Rating

Escrito por Gabriel de Melo Cardoso

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Possui formação em Terapia Cognitivo Comportamental pelo CETCC - Centro de Estudos de Terapia Cognitivo Comportamental de São Paulo. Atualmente, Diretor de Consultoria na Persona e bolsista de iniciação científica no projeto: Avaliação de fatores de risco ao estresse ambiental/ocupacional em expedicionários do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e membro do projeto de Ensino Online de Análise do Comportamento Humano ambos no Laboratório Fator Humano. Entusiasta dos temas: neurociência, gamification, autismo, linguagem, memória e tecnologia.

Edição especial de Natal da RBTCC

Metas de final de ano: fábricas de frustrações