Confira o resultado do processo seletivo para Colunista do Comporte-se

Em fevereiro o Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento abriu um processo seletivo para a entrada de novos colunistas. Recebemos artigos sobre diversos temas, escritos por profissionais e estudantes de todo o país.  O processo seletivo contou com três fases eliminatórias:

1º  Fase – Regras do Processo Seletivo

Realizada pelo presidente do site, que verificou a coerência dos artigos com as regras do processo seletivo (disponíveis aqui). Os artigos que não atendiam a qualquer uma delas foram automaticamente desqualificados e os demais seguiram para a fase seguinte.

2º  Fase – Conceitual e Gramatical

Realizada por uma comissão especialmente dedicada a avaliar a correção conceitual e gramatical dos manuscritos. O grupo era composto por três membros da diretoria do site. Cada um dos membros leu todos os artigos  e atribuiu uma uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) para os critérios: a) correção conceitual; b) correção gramatical; c) adequação da linguagem à proposta do site e d) uso adequado de recursos didáticos e ilustrativos.  Os artigos que obtiveram média superior a 8 pontos seguiram para a fase seguinte.

3º Fase – Revisão por Parecerista

Realizada por pareceristas convidados e por revisores do site. Cada parecerista avaliou apenas um artigo segundo os mesmos critérios da segunda fase. No entanto, ao invés de atribuir nota, o parecerista deveria aprovar, aprovar com alterações ou reprovar os artigos, de forma semelhante ao que acontece com os textos submetidos pelos colunistas do site.

Dos artigos enviados, três foram aprovados ou aprovados com alterações e seus autores tornaram-se colunistas do Comporte-se. Confira os nomes dos selecionados:

– Cainã Gomes (clique aqui) – Artigo: O Impacto do Determinismo na Clínica Analítico-Comportamental.

– Mônica Camoleze (Clique Aqui) – Artigo: Transtorno de Personalidade Borderline em uma Perspectiva Analítico-Comportamental 

– Amona Lima (Clique Aqui): A Relação entre baixa variabilidade comportamental e um padrão dependente afetivo

Os aprovados passarão a publicar bimestralmente no site, como ocorre com os colunistas mais antigos. Chamamos a atenção para o fato especial de que uma das candidatas selecionadas, a Mônica Camoleze, já havia publicado um artigo no site – “Considerações sobre a Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) para o seguimento excessivo de regras“. A publicação aconteceu de forma independente – isto é, o artigo foi submetido para publicação em uma época na qual a autora não era colunista do site e, ao passar pela revisão, foi aprovado. Aproveitamos a oportunidade para convidar você, leitor, a fazer o mesmo. Caso tenha interesse de publicar um artigo de sua autoria no site fique à vontade para submetê-lo ao endereço artigos@comportese.com. O texto passará pela avaliação de nossos pareceristas e, se aprovado, será será publicado no maior site de Análise do Comportamento do país.

0 0 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

Instituto Walden4 contrata Terapeuta Analítico-Comportamental

Treinando a Flexibilidade Psicológica