Como separar o Joio do Trigo em Psicologia? Blog da UNIVASF dá a dica.
O Blog do Laboratório de Análise Experimental do Comportamento da UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco) disponibiliza a tradução do artigo “Como Ser um Consumidor Consciente de Pesquisa Psicológica“, originalmente publicado pela Associação Psicológica Americana (APA).
O texto, traduzido pelo Prof. Ms. Ângelo Sampaio, discute alguns fatores que devem ser levados em consideração quando se lê a respeito dos mais novos e revolucionários achados acerca da natureza humana, especialmente quando as fontes são os portais de notícia não especializados (como a Veja, Época, G1, Folha, entre outros).
O texto completo pode ser acessado por meio deste link [clique aqui].
Parabéns ao Prof. Ms. Ângelo por ter realizado a tradução do artigo. É um material muito bom e que pode prevenir muitos equívocos por parte dos interessados no assunto (e por incrível que pareça, de estudantes e profissionais da área também). Como diz o próprio texto, “ser capaz de avaliar objetivamente alegações de pesquisas é uma habilidade importante. Separar o joio do trigo científico pode influenciar como você vota, se você adotará uma nova dieta ou se você procurará ajuda profissional para uma criança com dificuldades de aprendizagem” (sic).