A Ativação Comportamental (BA) é uma terapia comportamental breve desenvolvida para o tratamento da depressão maior. Ela tem como objetivos (a) aumentar o engajamento do cliente em atividades adaptativas (que frequentemente estão associadas a experiências de prazer e domínio); (b) diminuir as atividades que mantêm ou aumentam o risco de depressão e (c) resolver os problemas que limitam o acesso ao reforçamento positivo, e que mantêm ou aumentam o controle aversivo.
A BA possui forte suporte de pesquisa no tratamento da depressão segunda a Divisão 12 da Associação Americana de Psicologia (Depression Treatment: Behavioral activation for depression, n.d.), figurando em algumas renomadas instituições como opção psicossocial de primeira linha no tratamento da depressão maior (NICE, 2009; Parikh et al., 2016). Um ensaio clínico randomizado controlado por placebo demonstrou que no tratamento da depressão severa em adultos a BA teve resultados superiores à Terapia Cognitiva (Dimidjian et al., 2006; Dobson et al., 2008).
A BA é orientada para que o terapeuta auxilie o cliente a identificar e operacionalizar os problemas de comportamento que o impedem de ter contato com fontes estáveis e diversas de reforçamento positivo.
Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de avaliar funcionalmente o repertório depressivo de entrada, propor atividades guiadas através do uso da Agenda dos Eventos Semanais, e planejar o enfrentamento das situações aversivas correntes.
QUER SABER MAIS COMO É O TREINAMENTO?
Vale a pena ler a Resenha sobre o Treinamento que ocorreu na cidade de São Paulo em abril de 2019. A resenha foi feita pelo psicólogo clínico Esequias Caetano , diretor do portal Comporte-se, e é interessante por descrever, ponto a ponto, tudo o que aconteceu durante os quatro dias. Muito bem escrita e bastante descritiva. Acesse e leia – https://comportese.com/2019/04/saiba-como-foi-o-treinamento-intensivo-em-ativacao-comportamental-edicao-sao-paulo?fbclid=IwAR3d7mbLQQXDZyWQxdrJHEXPP1xkF0nyghTI5D7HgRHMC0iQBz4bC3nubeM
CONHEÇA A RELEVÂNCIA DO TRABALHO DOS FACILITADORES NA CLÍNICA:
Ambos, Paulo Abreu e Juliana Abreu, possuem mais de 15 anos de trabalho com pacientes depressivos, na clínica particular e também em internamento e ambulatório hospitalar, como do HU-USP, HC-UFPR e HC-USP.
PÚBLICO-ALVO: Psicólogos e médicos psiquiatras; estudantes de psicologia e psiquiatria
INSCRIÇÕES E PAGAMENTOS