Entre os dias 26 e 30 de outubro aconteceu a primeira fase do 1º Terapia Comportamental Dialética: Treinamento Intensivo Brasil na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A atividade foi organizada pelo Behavioral Tech, sediado em Seattle – Washington – EUA, com o apoio em solo brasileiro do InTCC e do GEP Personalidade, sob responsabilidade do Prof. Ms. Vinícius Dornelles. Vinícius também é colunista do Comporte-se (acesse sua coluna aqui).
A Terapia Comportamental Dialética, (DBT) é uma abordagem comportamental desenvolvida pela Prof. Dra. Marsha Linehan para o tratamento de pacientes diagnosticados com Transtorno de Personalidade Borderline cronicamente suicidas ou com comportamentos de automutilação sem intenção suicida, mas que, posteriormente, mostrou-se uma alternativa efetiva para uma série de outros problemas clínicos, como Transtorno Bipolar, Bulimia, Anorexia, entre outros. Pouco divulgada no Brasil até então, a DBT tem conquistado cada vez mais espaço nos ambientes científicos, acadêmicos e de aplicação ao redor do mundo.
A 1ª fase do Terapia Comportamental Dialética: Treinamento Intensivo Brasil deu início à formação do primeiro grupo de Terapeutas Comportamentais Dialéticos com abrangência nacional. Até então, os únicos profissionais brasileiros treinados na abordagem eram aqueles do GEP Personalidade, de Porto Alegre, que estudam e trabalham diretamente com o Prof. Ms. Vinícius Dornelles. Os participantes do treinamento voltaram para casa com a tarefa de implementar intervenções baseadas naquilo o que aprenderam e apresentar os dados na segunda etapa, que deverá ser realizada em abril de 2016 na mesma cidade.
Ao todo, 61 profissionais, de nove estados brasileiros, aproveitaram a oportunidade de se qualificar em DBT. Entre eles, alguns terapeutas analítico-comportamentais bastante experientes e com ampla formação na abordagem. Confira o depoimento de duas destas pessoas:
Jan Luiz Leonardi, Terapeuta Analítico-Comportamental.
O primeiro Intensive Training em DBT (que é a formação oficial nessa modalidade de terapia do Behavioral Tech – The Linehan Institute) realizado no Brasil foi simplesmente incrível. O líder do curso, Anthony DuBose, é um psicólogo brilhante que vem trabalhando há muitos anos com a própria criadora da DBT, Marsha Linehan (que recentemente ganhou prêmio de pesquisadora do ano do National Alliance on Mental Illness). Para quem não sabe, a DBT é uma terapia comportamental (sim, comportamental, e não cognitivo-comportamental, como muitos imaginam) que combina procedimentos de validação dos sentimentos, pensamentos e comportamentos com estratégias de mudança de padrões problemáticos. O pacote completo da DBT, que tem como estratégia central a análise de contingências, inclui terapia individual, treino de repertórios comportamentais em grupo, atendimento via telefone em momentos de crise e reunião semanal com uma equipe de terapeutas que atuam com DBT. No curso, eu e os outros alunos tivemos a oportunidade de fazer uma revisão da teoria e prática da DBT, participarmos de um conjunto de atividades práticas (com destaque para os role-plays com os treinadores) e tivemos o enorme privilégio de assistir a gravações de atendimentos da Marsha Linehan. Foram 40 horas incríveis! Agora, eu e meus colegas estamos nos preparando para a Parte 2 do curso, a ser realizada em abril de 2016. Até lá, precisamos implementar uma intervenção típica de DBT, escrever formulações de caso, realizar treinamentos de repertórios, coletar dados de resultado e, obviamente, estudar mais. Em poucas palavras, a primeira parte do Intensive Training em DBT foi uma experiência incrível que, sem sombra de dúvida, contribuiu muito para meu aperfeiçoamento como terapeuta. Estou bastante ansioso para que o mês de abril chegue logo.
Igor da Rosa Finger, Terapeuta Comportamental Contextual.
O curso de “DBT: treinamento intensivo”, desenvolvido pela BehaviorTech e Instituto Linehan, é dividido em duas partes. A primeira ocorreu na semana passada e foi, simplesmente, demais. Foram cinco dias intensos e intensivos em que foram trabalhados aspectos que caracterizam e diferem a Terapia Comportamental Dialética das demais. Teoria e prática foram muito bem compartilhadas pelos treinadores, demonstrando as complexidades teóricas e sutilezas técnicas para o adequado trabalho com pessoas que sofrem com intensa desregulação emocional. O treinamento possibilitou, também, a formação de equipes de trabalho para o fomento pessoal do terapeuta no tratamento de pessoas com intenso sofrimento. Um olhar compassivo ao cliente e ao próprio terapeuta foi estimulado no decorrer de todo o curso, o que permitiu o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Encontrei-me na DBT e nas Terapias Comportamentais Contextuais. Parabenizo e agradeço ao InTCC (Instituto de Terapias Cognitivo-Comportamentais), de Porto Alegre, pela iniciativa de promover e fomentar essa primeira turma no Brasil e ao Vinicius Dornelles e sua equipe pela organização e coragem de levar adiante esse projeto.
Veja também o relato emocionado publicado pelo Prof. Ms. Vinícius Dornelles aqui no Comporte-se, no qual ele fala um pouquinho sobre como foi o treinamento
[button link=”https://comportese.com/2015/11/o-1o-terapia-comportamental-dialetica-dbt-treinamento-intensivo-no-brasil-construindo-vidas-que-valham-a-pena-serem-vividas/” size=”large” target=”new” color=”default”]Clique e Acesse[/button]
As fotos abaixo, também compartilhadas pelo Prof. Ms. Vinícius Dornelles, retratam algumas das atividades desenvolvidas. Aproveite!