Construindo Resiliência em Tempos Difíceis: Insights durante a Pandemia

A resiliência e seus sistemas têm sido cada vez mais associados com a diminuição do estresse, seja ele crônico ou agudo (para ler mais sobre Goldfarb et al., 2022; Kuntz et al., 2021). Com diferentes tipos de estresse atuando na vida dos indivíduos, muitas perguntas são feitas sobre como a resiliência atua em momentos em que o estresse passa de agudo para crônico. A pandemia acabou possibilitando a testagem desses elementos conforme os contextos e seus efeitos eram sentidos de forma contínua (Gabrielli & Lund, 2020; Kuntz et al., 2021).

Tentando entender como as pessoas lidam com as mudanças sociais e comportamentais que as pessoas enfrentaram durante a pandemia, uma pesquisa brasileira (Goldfarb et al., 2022 – disponível em https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0145213422004598) tentou identificar como aspectos de sofrimento psicológico e resiliência interagem em diferentes contextos em profissionais que atuam na proteção de crianças. Os resultados mostraram que os contextos eram a variável mais relevante para o engajamento comportamental em atividades resilientes. Ou seja, os dados mostraram que os antecedentes que sinalizavam a possibilidade de consequências pela emissão de comportamentos resilientes eram fundamentais para o engajamento comportamental.

Adicionalmente, essa pesquisa também mensurou o sofrimento psicológico desses profissionais com uma ferramenta chamada CORE na sua versão com 10 itens (Barkham et al., 2013 apresenta as características desse instrumento). Os dados também apontaram que necessidades de Resiliência não atendidas foram preditoras de sofrimento psicológico mensurado pelo CORE-10. Esses profissionais são expostos a diferentes contextos de estresse em seu trabalho, em geral, superiores à da população em geral (McFadden et al., 2019; Miller et al., 2018), o que aponta para a importância de identificar as necessidades de resiliência e criar contextos que aumentem a possibilidade de engajamento nesses comportamentos. Os achados de Goldfarb et al. (2022) indicam que a pandemia, ao se tornar um estressor crônico, ampliou os riscos, contextos e desafios enfrentados pelos trabalhadores da proteção. Uma das possibilidades de avanço nessa área, seriam os treinamentos e desenvolvimento de ferramentas que auxiliem a lidar com os desafios do estresse crônico que impacta diretamente na qualidade de vida e no trabalho (Hafner et al., 2015).

Em suma, o contexto da pandemia possibilitou a testagem de alguns aspectos teóricos relevantes quanto à resiliência. Podemos observar que, diferentemente do propagado em ideias corporativistas sobre o termo que tratam da resiliência como uma característica individual, contexto é fundamental em situações de estresse agudo e crônico . Adicionalmente, identificação das necessidades de resiliência afeta diretamente o sofrimento psicológico dos indivíduos, isto é, a resiliência não é uma panaceia contra todo e qualquer sofrimento, mas sim uma estratégia comportamental adaptativa na qual indivíduos se engajam conforme condições ambientais. Profissionais e pesquisadores devem manter esses aspectos centrais em suas abordagens para investigarem de forma inadequada esse constructo.

Para ler mais:

Barkham, M., Bewick, B., Mullin, T., Gilbody, S., Connell, J., Cahill, J., … & Evans, C. (2013). The CORE‐10: A short measure of psychological distress for routine use in the psychological therapies. Counselling and Psychotherapy Research, 13(1), 3-13.

Gabrielli, J., & Lund, E. (2020). Acute-on-chronic stress in the time of COVID-19: Assessment considerations for vulnerable youth populations. Pediatric Research, 88(6), 829-831.

Goldfarb, D., Zibetti, M. R., Liu, J. J., Priolo Filho, S. R., & Aznar-Blefari, C. (2022). Resilience during times of enduring challenge: Brazilian Child Protection Professionals’ resilience and psychological distress one year into the COVID-19 pandemic. Child Abuse & Neglect, 134, 105925.

Hafner, M., Van Stolk, C., Saunders, C., Krapels, J., & Baruch, B. (2015). Health, wellbeing and productivity in the workplace. A Britain’s Healthiest Company Summary Report RAND Corporation Report.

Kuntz, J. C. (2021). Resilience in times of global pandemic: Steering recovery and thriving trajectories. Applied Psychology, 70(1), 188.

0 0 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Sidnei R. Priolo Filho

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Forense da Universidade Tuiuti do Paraná em Curitiba.

Queixas de ansiedade e o trabalho clínico

HABILIDADES SOCIAIS NA ADOLESCÊNCIA E INTERNET