ABPMC em Curso: Terapia Analítico-Comportamental: da formulação de caso ao diálogo com a prática baseada em evidências

A Terapia Analítico-Comportamental (TAC) tem se destacado nas últimas décadas, por sua efetividade no manejo dos mais diversos tipos de questões clínicas. A Análise do Comportamento, ao basear seus princípios no estudo científico do comportamento, se destaca pela sua efetividade na análise e compreensão destas demandas e das mais diversas problemáticas humanas, sendo uma das abordagens mais indicadas na literatura e na prática clínica.

O presente curso tem como objetivo apresentar uma breve introdução à TAC e aos tópicos atuais que permeiam a atuação do terapeuta analista do comportamento, incluindo os aspectos históricos do seu desenvolvimento, os princípios básicos e questões conceituais mais complexas da análise do comportamento e suas aplicações no cotidiano da clínica.

O curso terá 12 horas de duração, distribuídas nos dias 19 fev, das 18h30 às 22h30 e 19 fev, das 8h30 às 18h.

Temas tratados no curso:

Aula 1

19 de fevereiro

Sexta 18h30 às 20h30

As gerações da terapia comportamental e o desenvolvimento da terapia analítico-comportamental no Brasil

Profa. Dra. Fatima Conte – CRP 08/0258

Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo-USP-(1996); Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas –PUC- (1983) e Especialização em Analise do Comportamento pela UFSCar- Universidade Federal de São Carlos-SP. Sócia-fundadora do Instituto Continuum e do CINP – Centro Integrado de Neuropsiquiatria e Psicologia Comportamental. Coordenadora da Formação em Terapias Contextuais (iContinuum). Psicoterapeuta desde 1979.

Aula 2

Sexta 20h30 às 22h30

Princípios básicos da análise do comportamento aplicados à clínica: uma introdução ao modelo analítico-comportamental de formulação de caso

Profa. Dra. Ana Carmen Oliveira – CRP 06/72530

Doutora em Ciências do Comportamento pela UnB (2009). Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC de São Paulo (2004). Psicóloga formada pela PUC Minas (1999). Atua como terapeuta de adolescentes e adultos no CeAC Centro de Análise do Comportamento de São Paulo. No Paradigma é professora convidada do Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada e faz parte do grupo de pesquisa Processo-Resultado em Terapia Analítico Comportamental. É pesquisadora colaboradora da RedeTAC – Rede de Colaboração Interinstitucional para a pesquisa e o desenvolvimentos das Terapias Analítico-Comportamentais.

Aula 3

20 de fevereiro

Sábado, 8h30 às 10h30

Subsídios teóricos para a compreensão do caso e o planejamento da intervenção: responder relacional, relações verbais e o sofrimento psicológico

Prof. Dr. Denis Roberto Zamignani – CRP 06/52.088-7

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Graduado em Psicologia e Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP. Analista do comportamento acreditado pela Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental. Diretor acadêmico do Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, onde é docente do Mestrado profissional em Análise do Comportamento Aplicada, além de coordenador do Laboratório de estudos de processo-resultado em terapia analítico-comportamental e do grupo de pesquisa Análise do comportamento, estresse de minoria e população LGBTQI+: processos comportamentais e de saúde, desenvolvimento de tecnologias de intervenção e políticas públicas.

Foi Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Comportamental (ABPMC), gestão 2015-2016, vice-presidente da gestão 2010-2011 e atual membro do Conselho Consultivo. É membro do corpo editorial da Revista Perspectivas em Análise do Comportamento e da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. Membro da ABPMC, Sociedade Brasileira de Psicologia e Society for Psychotherapy Research (SPR).

Aula 4

20 de fevereiro

Sábado, 10h30 às 12h30

Variáveis distais na formulação de caso clínico: o Modelo analítico-comportamental para a compreensão do self

Prof. Me. Bernardo Dutra Rodrigues – CRP 06/106121

Psicólogo pela Universidade da Amazônia (Unama). Mestre em Psicologia Experimental pela UFPA. Especialista em Terapia Analítico-Comportamental pelo Centro Paradigma. Professor e supervisor no Centro Paradigma. Psicoterapeuta e acompanhante terapêutico.

Aula 5

Sábado, 14h às 16h

Profa. Me. Denise Lettieri

Habilidades terapêuticas para a condução da entrevista e intervenção;

Profa. Me. Denise Lettieri

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília – UniCeub (2004). Graduada em Administração de Empresa pelo Centro Universitário UDF (2002). Mestre em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB (2017). Especialização em Análise Comportamental Clínica pelo IBAC (2005). Formação em Terapias Comportamentais Contextuais pelo CEFI/CIPOC (2019). Formação em Terapia Comportamental Dialética pelo Behavioral Tech / The Linehan Institute (2017). Diretora e responsável técnica da Atitude Clínica Psicológica. Diretora e gestora da Atitude Cursos. Docente do Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC) e professora convidada de outros institutos de Pós Graduação. Vice-presidente (gestão 2019/2020) da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC). Membro da Associação de Ciências Comportamentais Contextuais (ACBS).

Aula 6

20 de fevereiro

Sábado, 16h às18h

Intervenções padronizadas e individualização da intervenção: um diálogo com as práticas baseadas em evidências

Prof. Dr. Jan Luiz Leonardi

Possui graduação em Psicologia pela PUC-SP, especialização em Terapia Analítico-Comportamental pelo Paradigma, formação em Terapia Comportamental Dialética pelo Behavioral Tech, mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP e doutorado em Psicologia Clínica pela USP. Foi coordenador acadêmico da qualificação avançada em Terapia Analítico-Comportamental do Paradigma por 7 anos e vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) na gestão 2015-2016. Atualmente, é coordenador da Formação em Psicoterapia Baseada em Evidências do InPBE – Instituto de Psicologia Baseada em Evidências e docente no Paradigma, além de atuar como psicólogo clínico.

Público Alvo:

Psicólogos, psiquiatras, e estudantes destas áreas.

Investimento:

Associados ABPMC; R$ 100,00

Não associados: R$ 150,00

3 1 vote
Article Rating

Wolfgang Köhler, Da Prússia com Amor

Imersão em FAP: Pré-Inscrições Abertas!