Curso: “Treinamento de Terapia Comportamental Dialética (DBT) – Edição Curitiba 2019”

Curso:Treinamento em Terapia Comportamental Dialética (DBT)  
Carga horária:32 hs
Horário:das 8h às 18h
Semestre:2º semestre
Dias:25, 26, 27, 28 de julho 2019
Docentes:Dr Paulo Abreu (IACC)
Dtda Juliana Abreu (USP e IACC)

A terapia comportamental dialética (DBT) é um protocolo comportamental inicialmente desenvolvido para o tratamento do transtorno da personalidade borderline (TPB) e posteriormente estendido para outros transtornos e desordens do comportamento (Abreu & Abreu, 2016).

A DBT focou em classes-problema como os déficits de habilidades em populações com pervasivos problemas da desregulação emocional e experiência de self, como os indivíduos com TPB (Abreu & Abreu, 2017; Linehan, 1993). Adicionalmente, a DBT enfatizou a modificação de problemas como as tentativas de suicídio e as condutas autolesivas sem intencionalidade de suicídio (CASIS)

O tratamento, conforme seu manual (Linehan, 1993), envolve a modelagem de comportamentos pré-requisitos, divididos nos estágios (1) “alcançando as habilidades básicas”, (2) “redução do estresse pós-traumático” e (3) “resolvendo problemas de vida e aumentando o respeito próprio”.

Segunda a Divisão 12 da Associação Americana de Psicologia a DBT possui forte suporte de pesquisa no tratamento do TPB (Borderline personality disorder treatment: Dialectical behavior therapy for borderline personality disorder, n.d.), sendo o tratamento de escolha (Stoffers et al., 2012). Correntemente a DBT possui 21 (Peer-Reviewed & Published Randomized Controlled/Comparative Trials, n.d.) ensaios clínicos randomizados que atestam a sua eficácia no tratamento desse transtorno.

Ao final do treinamento o aluno deverá ser capaz avaliar funcionalmente os comportamentos borderline e intervir dialeticamente, ou seja, através do manejo de contingências flexível e adequado ao cliente, estabelecendo sempre um ambiente propício para a validação. 

Para mais informações acesse o site:http://www.iaccsul.com.br/index.php/cursos/9-uncategorised/187-treinamento-em-terapia-comportamental-dialetica-dbt-2019

0 0 votes
Article Rating

Curso: “Treinamento Intensivo em Ativação Comportamental (BA) no Tratamento da Depressão Maior – Edição São Paulo 2019”

Curso: ” Análise do Comportamento Verbal na Clínica Psicológica – 2019″