15 Canais do YouTube que TODO analista deveria conhecer

15 Canais do YouTube que TODO analista deveria conhecer

A divulgação científica nas redes digitais constitui um caminho possível para o fomento de uma comunicação da ciência, utilizando o potencial do ambiente digital como meio de integração, socialização e trocas de experiência, informação e conhecimento. Ela trabalha para promover uma nova cultura científica na qual o diálogo com a população aconteça de maneira natural.

15 Canais do YouTube que TODO analista deveria conhecer

Uma vez que, em voga a necessidade da divulgação e popularização de ciência e tecnologia, tanto a nível didático quanto a espaços de discussão. Além disso, também é possível alcançar de que forma a comunicação é essencial na sociabilização da ciência, no fortalecimento da sociedade democrática e no fomento do olhar crítico do cidadão.

Com o avanço da tecnologia assistir a cursos, palestras e entrevistas realizadas com profissionais de renome na Análise do Comportamento se torna muito mais simples e dinâmico. Assim, basta acessar o Youtube para ter acesso a uma infinidade de informações através de vídeos disponibilizados gratuitamente pelos diversos canais especializados na abordagem comportamental.

Para tornar ainda mais fácil a tarefa de quem deseja aprender através do Youtube, foram reunidos alguns links de canais mais importantes da atualidade, tanto em termos das organizações que representam, quanto em termos da qualidade, didática e discussões do material divulgado.

Segue a lista 15 Canais do YouTube que TODO analista deveria conhecer:

1 – Boteco Behaviorista

Um dos canais mais famosos e bem consolidados da Análise do Comportamento no Brasil, com discussões de diversos profissionais de renome e quase sempre de forma multidisciplinar, que consegue atingir desde o público básico ao avançado. Dirigido pelo Prof. MSc. Felipe Epaminondas e com temas de relevância atual é sem dúvida o canal mais expressivo em divulgação científica na análise do comportamento atualmente, tanto em qualidade quanto na periodicidade, e portanto, merecedor da primeira posição.

Você pode conferir a página no Facebook clicando aqui ou conferir diretamente o canal clicando aqui.

2 – Behavior Central
Com o objetivo de tornar a psicologia científica acessível e com artigos referenciados na descrição, temas fortes e meios criativos como análise de filmes, músicas, vídeos, tirinhas, seriados e claro, vídeos didáticos, surge o Behavior Central. Os vídeos contam com animações em 2D e 3D e possuem caráter interativo. Prezam também pelo cumprimento célere da lei de acessibilidade, possuindo versão traduzida em libras. E enfoque global, com traduções para inglês, espanhol, italiano, e esperanto (até o momento). Ah, e não esqueça de ativar a opção de legendas clicando em CC. Além disso, disponibiliza quizzes visando proporcionar uma maior variabilidade de ferramentas disponíveis para interação com o conteúdo. O canal é recente mas sua proposta inovadora se apresenta como uma mudança de paradigma de divulgação científica, angariando a segunda posição da nossa lista.

Você pode conferir a página no Facebook clicando aqui ou conferir diretamente o canal clicando aqui.

3 – Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento
O nosso querido Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento também não ficou de fora e aderiu a ideia de disponibilizar material em vídeo. Atrelado ao maior Portal de Análise do Comportamento do Brasil, no canal são disponibilizados entrevistas, palestras e papos rápidos com Analistas do Comportamento de diversos campos de atuação, além de notícias e divulgação de eventos.

Você pode conferir diretamente o canal clicando aqui.

4 – ABPMC BrasilO canal oficial ABPMC Brasil é mantido pela Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental. Nele encontram-se registros das atividades promovidas pela Associação à partir do ano de 2015. Acesse e inscreva-se. O canal será atualizado regularmente com material novo e, certamente, você não irá querer perder as novidades da mais antiga associação brasileira de Análise do Comportamento.

Você pode conferir diretamente o canal clicando aqui.

5 – Instituto Walden 4

Liderado pelo Prof. Dr. Márcio Borges Moreira, o Instituto Walden 4 tem se destacado como uma referência na oferta de Terapia Analítico Comportamental e no ensino da abordagem. Em seu canal estão disponíveis vídeos didáticos sobre conceitos básicos da Análise do Comportamento, descrições de experimentos, vídeo-aulas com procedimentos clínicos, entre outros.

Você pode conferir diretamente o canal clicando aqui.

6 – Canal do Prof. Dr. Márcio Borges Moreira

O Prof. Dr. Márcio Borges Moreira possui também um canal pessoal, no qual disponibiliza diversos outros vídeos com experimentos, explicação de conceitos básicos, vídeo-aulas sobre processos clínicos e entrevistas.

Você pode conferir diretamente o canal clicando aqui.

7 – Canal do Prof. Dr. Hélder Lima Gusso

O Prof. Dr. Hélder Lima Gusso é reconhecido nacionalmente por sua excelente didática no ensino de Análise do Comportamento. Como não poderia deixar de ser, seu canal traz inúmeros vídeos com variações criativas de experimentos clássicos geralmente realizados nas disciplinas de Análise Experimental do Comportamento. Que tal um basquete de ratos? Ou ratos que reciclam?

Ficou interessado (a)? Você pode conferir diretamente o canal clicando aqui.

8 – Canal da Prof. Dra. Zilda Del Prette

Para quem gosta de habilidades sociais, uma das maiores referências nacionais e internacionais no assunto, a Prof. Dra. Zilda Del Prette,oferece alguns vídeos sobre o tema. Os vídeo abrangem as perspectivas de desenvolvimento das pesquisas na área, a importância do conhecimento produzido sobre Habilidades Sociais para o Psicólogo, temas emergentes, dificuldades enfrentadas no THS (Treinamento de Habilidades Sociais), áreas de destaque na aplicação, entre outras coisas.

Ficou interessado (a)? Você pode conferir diretamente o canal clicando aqui.

9 – Leitura Behaviorista

 

O canal é voltado para uma aprendizagem didática da Análise do comportamento. Os videos apresentam análises de temas variados em Psicologia sob uma ótica behaviorista, além da explicação de conceitos básicos e intermediários da área.

Não deixe de conferir diretamente o canal clicando aqui.

10 – Atitude Cursos


O Atitude Cursos, além de oferecer cursos de alta qualidade, vincula discussões no seu canal do youtube, com professores e alunos de todo o Brasil. A  Atitude Cursos tem como objetivo a produção de conhecimento em Análise do Comportamento. Por meio de grupos de estudos, supervisão, workshops, palestras, cursos de férias, cursos de extensão e cursos de curta duração. Direcionados especialmente para aprimoramento e refinamento do repertório clínico de terapeutas.

Você pode conferir diretamente o canal clicando aqui.

11 – Psiquê Ativa

Se você necessita de uma ajuda extra com os princípios básicos da análise do comportamento ou simplesmente gostaria de revê-los em discussões, o canal Psique Ativa oferece um ótimo espaço para esse objetivo.

Você pode conferir diretamente o canal clicando aqui.

Confira agora alguns canais americanos sobre análise do comportamento:

12 – Behavior Babe


Um dos canais mais famosos da Análise do Comportamento americana, Behavior Babe, traz diversos vídeos sobre temas variados dentro da área. Além de sua experiência em ajudar famílias e escolas, os interesses do Dr. Kelly na análise de comportamento se estendem à divulgação, gerenciamento organizacional, políticas públicas e mudanças de comportamento sustentáveis.

Você pode conferir diretamente o canal clicando aqui

13 – The Animal Behavior Central

Para quem gosta de análise do comportamento com animais o The Animal Behavior Central oferece um centro educacional para todos os cuidadores de animais que promovem interação e treinamento de reforço positivo. O esforço se concentra em fornecer ambientes de aprendizagem contínua através de enriquecimento mental e físico com base no animal.

Você pode conferir diretamente o canal clicando aqui.

14 – Autism Center of Excellence

Se o seu foco é ABA e Autismo o Austim Center o Excellence é um centro de treinamento inclusivo para famílias, professores, terapeutas e outras pessoas. E que trabalham, ensinam, cuidam e fornecem tratamento para indivíduos com distúrbios do espectro do autismo (ASD) e deficiências relacionadas. E oferecem um recurso de autismo prático e conveniente para ajudar as pessoas com autismo. O objetivo é ajudá-los a alcançar uma maior independência para que eles possam liderar as vidas que eles escolhem.

Você pode conferir diretamente o canal clicando aqui.

15 – Behavior Frontiers

Behavior Frontiers oferece soluções para ajudar as crianças com autismo e outras necessidades especiais a atingir seu potencial. Através do uso de programas de treinamento e tratamento de análise de comportamento aplicado (ABA). O inovador programa de treinamento ABA foi projetado para ajudar os profissionais e os pais a usar com confiança e efetivamente os métodos ABA. Baseados na pesquisa para ajudar as crianças a atingir seus objetivos.

Você pode conferir diretamente o canal clicando aqui.

Conhece mais canais interessantes e de qualidade sobre Análise do Comportamento? Então, conte para nós e deixe seus comentários!

0 0 votes
Article Rating

Escrito por Gabriel de Melo Cardoso

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Possui formação em Terapia Cognitivo Comportamental pelo CETCC - Centro de Estudos de Terapia Cognitivo Comportamental de São Paulo. Atualmente, Diretor de Consultoria na Persona e bolsista de iniciação científica no projeto: Avaliação de fatores de risco ao estresse ambiental/ocupacional em expedicionários do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e membro do projeto de Ensino Online de Análise do Comportamento Humano ambos no Laboratório Fator Humano. Entusiasta dos temas: neurociência, gamification, autismo, linguagem, memória e tecnologia.

Precisamos FALAR, ESTUDAR e PESQUISAR sobre a sexualidade no TEA

Matrículas abertas para a Qualificação Avançada em Análise Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Atraso no Desenvolvimento