Fique atento: ABPMC abre prazos para submissão de trabalhos científicos

A ABPMC (Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental) divulgou hoje a abertura dos prazos para submissão de trabalhos científicos ao XXV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Propostas de trabalhos orais poderão ser submetidas até dia 16 de maio, e painéis, até 30 de maio. Serão aceitas as seguintes modalidades:

a. Simpósios: Atividade proposta por Mestres e Doutores. Composta por três exposições de 25 minutos cada uma, conduzidas por pesquisadores experientes da área a ser debatida, preferencialmente afiliados a instituições distintas. As apresentações devem ser baseadas em dados de investigações empíricas, conceituais, históricas ou metodológicas, visando a um debate sobre um tema central. O debate entre os apresentadores é imprescindível para que a sessão não seja classificada como uma sessão coordenada. Os simpósios serão organizados e integrados por um coordenador, que é o moderador da sessão. Esse moderador deverá debater os trabalhos apresentados, apontando observações que ressaltem e integrem as contribuições de cada um dos expositores. Os simpósios terão 90 minutos de duração, sendo que os 15 minutos finais serão reservados para o debate e discussão com a plateia.

b. Mesa-Redonda: atividade proposta por Mestres, Doutores, Pós-doutores e Livres-docentes. Possui duração de 120 minutos, com três apresentadores (que devem ser afiliados a instituições distintas) e um coordenador/debatedor. Preferencialmente, os pontos de vista sobre o tema devem ser divergentes ou complementares em algum aspecto, de forma a propiciar o debate. Cada profissional terá 30 minutos para sua exposição e, ao final, o coordenador terá 30 minutos para debater as três apresentações (com ou sem participação da plateia), apontando observações que ressaltem e integrem as contribuições de cada um dos expositores.

c. Sessão Coordenada: Atividade proposta por Mestres e Doutores, Pós-doutores e Livres-docentes. Com duração de 90 minutos, essa modalidade de apresentação consiste de análises ou relatos de pesquisa propostos por três até cinco apresentadores que conduzem trabalhos em equipe ou parceria, afiliados preferencialmente (mas não obrigatoriamente) à mesma instituição. Cada apresentação poderá ter entre 15 e 25 minutos de duração (a depender do número de apresentações inscritas), devendo ser preservados 15 minutos finais para interação entre os palestrantes e discussão com a plateia. Uma sessão coordenada é organizada e integrada por um coordenador que é o moderador da sessão. Esse moderador deverá discutir os trabalhos apresentados, fazendo observações que ressaltem e integrem as contribuições de cada um dos participantes.

d. Comunicação Oral: São compostas por relatos breves de investigações empíricas, conceituais, históricas ou metodológicas. Será dada prioridade aos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso, pesquisas de iniciação científica e mestrados. Os trabalhos podem ser propostos por estudantes ou profissionais de psicologia, medicina e áreas afins. Cada apresentação terá duração de 15 minutos. As sessões de comunicação oral serão organizadas pela Comissão Científica com base na temática e/ou palavras‐chave informadas, consistindo em blocos compostos por três a cinco apresentações. Cada sessão temática terá um coordenador, previamente indicado pela Comissão Organizadora do evento. A Comissão Científica do evento. A comissão Organizadora do evento se reserva o direito de designar quaisquer dos autores envolvidos nas comunicações orais como coordenador da sessão. Caso não seja possível inserir uma comunicação oral proposta em uma sessão, a Comissão Científica se reserva o direito de sugerir alteração no formato da apresentação para painel. Ao apresentar uma proposta de comunicação oral, você estará ciente da possibilidade de presidir a sessão da qual participará e de que ela venha a ser proposta para exposição sob a forma de painel, se necessário.

e. Relato de experiência/Estudo de Caso: São integradas de apresentação e discussão de quatro relatos de experiências profissionais, sob a coordenação de um dos apresentadores indicado pela Comissão Científica. O objetivo desta atividade é de possibilitar a discussão de experiências práticas de atuação nas áreas da psicologia e medicina comportamental. Cabe à Comissão Científica reunir os trabalhos que devem ser submetidos individualmente, bem como indicar a coordenação da sessão. Os expositores terão 15 minutos para fazer suas apresentações. A atividade deverá duração total de 90 minutos, incluindo o tempo de participação e intervenção da plateia. O apresentador deve ser um profissional graduado e os co-autores, caso existam, podem ser profissionais graduados, estagiários ou outros membros da equipe de trabalho.

f. Relato de caso para Supervisão Pública: Atividade voltada para a discussão e orientação na condução de casos clínicos. Dirigida a terapeutas de orientação analítico-comportamental ou cognitivo-comportamental, nas variações terapia individual, terapia de casal ou família, no atendimento a crianças, adolescentes, adultos, idosos, portadores de desenvolvimento atípico ou de necessidades especiais. O relato deve apresentar os seguintes tópicos, contidos em um texto de, no máximo 1500 caracteres (no caso de terapia familiar, de casal ou grupo, incluir dados de todos os participantes em um texto de, no máximo, 3000 caracteres): (1) Identificação do cliente ‐ nome fictício, (2) Idade, (3) Estado civil, (4) Dados familiares de interesse – com quem vive, pais, filhos, etc. (5) Queixa, (6) Histórico da queixa, (7) Histórico de tratamentos psicológicos e psiquiátricos, (8) Breve histórico do processo terapêutico em desenvolvimento, (9) Motivo para solicitação de supervisão – dificuldade encontrada pelo terapeuta para a condução do caso ou questão que gostaria de discutir com o supervisor. O relato de caso será encaminhado a um supervisor qualificado e será discutido em sessão de supervisão com duração de três horas, na qual serão discutidos, com participação do público, dois casos clínicos de dois proponentes diferentes, sendo noventa minutos dedicados a cada um deles. O terapeuta que relatou o caso deverá estar presente no momento da supervisão, caso contrário a atividade será suspensa. No caso de haver um número maior de casos do que a disponibilidade de supervisores ou salas, serão priorizados (1) Relatos que contemplem o maior número de tópicos listados anteriormente (2) A qualidade do relato, incluindo clareza, fluência e ordenação do texto, (3) Ordem de envio do relato e (4) Disponibilidade de supervisor adequado ao tema.

g. Painel: São trabalhos gráficos que relatam pesquisas empíricas, históricas, conceituais, metodológicas, ou experiências na aplicação de tecnologia derivada de conhecimentos da psicologia comportamental ou cognitiva. A Comissão Científica do Encontro dará prioridade às inscrições que incluam relatos completos de pesquisa ou estudos de caso completos. Relatos completos de pesquisa devem oferecer resultados já produzidos e incluir, no resumo, um sumário dos dados e uma descrição clara do método utilizado para a sua coleta e sistematização. Devem apresentar minimamente objetivo, método, resultados, discussão e referências bibliográficas. Relatos ou estudos de caso completos devem apresentar uma descrição clara da queixa ou situação‐problema identificados, dos procedimentos, técnicas e estratégias utilizados, bem como dos resultados obtidos até então na intervenção. Dados coletados por meio de observação sistemática e/ou instrumentos padronizados terão preferência. Os relatos podem se referir a trabalhos que façam parte de projetos institucionais, programas de intervenção ou estudos de caso, nas áreas de aplicação da clínica, educação, trabalho, saúde, esportes e outros. Cada painel ficará exposto durante um dia em local apropriado e haverá um horário designado para apreciação de um avaliador. Todos os painéis devem conter título, autores e afiliação institucional, devendo estar, necessariamente, em formato de banner (não serão aceitos painéis confeccionados em folhas avulsas) com até 90 cm de largura por 120 cm de altura, O apresentador deverá se responsabilizar pelo material necessário para a fixação do painel no local de apresentação. Os painéis deverão ser retirados pelo apresentador imediatamente após a sessão ou serão inutilizados.

h. Grupo de Interesse Especial (GIE): Favor enviar o formulário referente a esta atividade devidamente preenchido para o e-mail: coordenacao3@ikone.com.br

Fonte: site ABPMC

Os interessados devem acessar a página do evento, clicando no botão abaixo.

[button link=”http://encontroabpmc2016.com.br/trabalhos-cientificos/” size=”large” target=”new” color=”default”]Clique e Acesse[/button]

0 0 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

AC.aráCAST Episódio 31: O mentir e suas contingências

Editores lançam fanpage da Revista Perspectivas em Análise do Comportamento