O TDAH (Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) é um tema recorrente na literatura e por toda polêmica acerca das causas e tratamento, está presente constantemente nas rodas de conversas não somente de psicólogos e médicos, mas também de pais e professores. O artigo de Rauni Jandé Roama Alves, publicado recentemente na Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, analisa o TDAH nas visões neuropsicológica e analítica comportamental.
Resumo: Esse artigo objetivou apresentar algumas reflexões sobre conceituação e avaliação psicológica do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) sob as visões neuropsicológica e analítica comportamental. Por meio de análises teóricas, foram realizadas interlocuções entre as duas abordagens, tendo como referência publicações de ambas as áreas sobre o transtorno. Em relação à neuropsicologia, verificaram-se possíveis envolvimentos do TDAH com alterações funcionais e neuroquímicas do sistema nervoso central, e estudos cognitivistas com as denominadas funções executivas. Em análise do comportamento, verificaram-se especulações sobre o envolvimento do comportamento verbal, do comportamento governado por regras e do comportamento de autocontrole. Verificou-se que as duas abordagens aplicadas conjuntamente podem apresentar contribuições significativas ao processo avaliativo do transtorno: a neuropsicologia, por meio de instrumentos e análise clínica dos critérios diagnósticos; e a análise do comportamento, por meio da análise funcional. As interlocuções foram possíveis, tanto conceituais quanto no processo de avaliação.
Se interessou? Leia o texto completo clicando aqui
[button link=”http://www.usp.br/rbtcc/index.php/RBTCC/article/view/735/432″ size=”medium” target=”new” color=”default”]Acessar[/button]