Dica de leitura: Entenda o conceito de “Behavioral cusps”

Em 1997, Rosales-Ruiz e Baer publicaram no JABA (JOURNAL OF APPLIED BEHAVIOR ANALYSIS) um artigo no qual definem o termo “saltos” comportamentais como um conceito compatível com a Análise do Comportamento para explicar mudanças qualitativas no desenvolvimento humano, ou seja, o conceito se refere a qualquer mudança de comportamento que coloca o organismo em contato com novas contingências que têm ainda mais consequências de longo alcance, de forma que o organismo tenha novas oportunidades de aprendizagem.

Leia o artigo e entenda melhor: [button link=”http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1284066/” size=”medium” target=”new” color=”default”]Acessar[/button]

 

5 1 vote
Article Rating
Avatar

Escrito por Priscila Meireles Guidugli

Graduada em Psicologia, Mestra e Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP - Bauru. Especialista em Psicoterapia Breve pelo Instituto Ampliatta. Membro do LADS (Laboratório de Aprendizagem, Desenvolvimento e Saúde) da UNESP – Bauru. Atua nas áreas clínica e escolar atendendo todas as idades, com experiência em dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento infantis, transtornos globais do desenvolvimento, incluindo autismo, além de transtornos psiquiátricos relacionados à ansiedade e depressão.