Dica de Leitura: Watson na literatura brasileira de Psicologia

Vincular o nome de John B. Watson ao Behaviorismo Metodológico e ao Dualismo tem sido uma prática frequente e indiscriminada na literatura brasileira de Psicologia. Este trabalho pretende identificar possíveis fontes de controle para essa vinculação. Bruno Angelo Strapasson (Universidade Positivo) demonstra que as caracterizações da obra de Watson têm apresentado inúmeras incorreções. Artigo muito interessante, vale a pena a leitura!

Publicação: Estudos de Psicologia, 17(1), janeiro-abril/2012

Clique e leia o texto completo: [button link=’http://www.scielo.br/pdf/epsic/v17n1/10.pdf’ target=’_blank’ icon=’entypo-link’]Acessar[/button]

 

0 0 votes
Article Rating

Escrito por Priscila Meireles Guidugli

Graduada em Psicologia, Mestra e Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP - Bauru. Especialista em Psicoterapia Breve pelo Instituto Ampliatta. Membro do LADS (Laboratório de Aprendizagem, Desenvolvimento e Saúde) da UNESP – Bauru. Atua nas áreas clínica e escolar atendendo todas as idades, com experiência em dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento infantis, transtornos globais do desenvolvimento, incluindo autismo, além de transtornos psiquiátricos relacionados à ansiedade e depressão.

Western Michigan University: Série de entrevistas com profissionais que utilizam Análise Comportamental Aplicada