Dica de leitura: Autoconceito e Dificuldades de Aprendizagem na Escrita

Neste artigo de Carneiro, Martinelli e Sisto (2003), os autores investigaram a relação entre autoconceito e dificuldades de aprendizagem. Os resultados evidenciaram que a dificuldade de aprendizagem na escrita está significativamente relacionada com o autoconceito geral e com o escolar, verificando-se que conforme aumenta o nível de dificuldade de aprendizagem na escrita diminui o autoconceito. Estes resultados apontam para a necessidade de intervenções que utilizem métodos alternativos e mais reforçadores de ensino, além de investigações sobre os problemas de comportamento das crianças e suas causas. Com certeza a Análise do Comportamento pode ajudar (e muito!) nesta tarefa. Boa leitura!

Clique aqui e leia o artigo completo! [button link=’http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-79722003000300002&script=sci_arttext’ target=’_blank’ icon=’entypo-link’]Acessar[/button]

 

0 0 votes
Article Rating

Escrito por Priscila Meireles Guidugli

Graduada em Psicologia, Mestra e Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP - Bauru. Especialista em Psicoterapia Breve pelo Instituto Ampliatta. Membro do LADS (Laboratório de Aprendizagem, Desenvolvimento e Saúde) da UNESP – Bauru. Atua nas áreas clínica e escolar atendendo todas as idades, com experiência em dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento infantis, transtornos globais do desenvolvimento, incluindo autismo, além de transtornos psiquiátricos relacionados à ansiedade e depressão.

Entrevista com Dr. William M. Baum para a UniCEUB

Terapia Comportamental Dialética (DBT): Uma breve apresentação…