A contingência

Alguns leitores do Comporte-se têm me enviado emails pedindo que eu escrevesse um texto sobre um dos conceitos mais utilizados da Análise do Comportamento, o conceito de contingência e o porquê desse conceito ser tão importante dentro da abordagem analítico comportamental.
Como o Analista do Comportamento trabalha buscando compreender e intervir sobre as relações funcionais entre eventos, ele precisa de uma ferramenta que permita com que elas sejam descritas e explicadas de modo simples e claro, e uma das melhores ferramentas disponíveis para isso, é a Análise Funcional. A Análise Funcional é feita por meio da observação e esquematização da tríplice contingência, ou simplesmente, contingência.
Quando falamos em Tríplice Contingência, estamos falando de uma relação de interdependência entre estímulos e respostas, relação esta na qual um estímulo consequente a uma classe de respostas altera a probabilidade de emissão desta mesma classe de respostas no futuro em uma situação semelhante.
A Tríplice Contingência é a representação gráfica sobre como determinados comportamentos estão relacionados. É a formula usada pela Análise do Comportamento para estudar e entender como estes comportamentos se relacionam com os estímulos que os antecedem e com os estímulos que a eles se seguem.
Antes de qualquer coisa, é preciso diferenciar respostas (R) de comportamento (Sd – R – Sr+).
Resposta, quando falamos em comportamento operante, pode ser definida como tudo que é eliciado por um estímulo antecedente (que pode ser contextual, discriminativo, evocativo etc…) e produz uma conseqüência (reforço positivo, negativo, punição positiva ou negativa).
Comportamento é a relação entre estímulos antecedentes e conseqüentes a uma resposta É a relação entre todos os termos da contingência, inclusive a resposta.
Segundo Souza (2001, p.85), “o enunciado de uma contingência é feito em forma de afirmações do tipo se…, então” ou seja, podemos dizer como exemplo, se eu fizer X então vai acontecer Y.
No desenho abaixo podemos ver claramente um evento contingêncial.




O que acontece no desenho é algo bem comum para a maioria das mulheres. Mas será que é culpa do homem que tal comportamento foi modelado e mantido ?
Algumas operações acontecem quando uma resposta é emitida. Vamos analisar o caso.
O contexto do desenho parece ser de uma discussão entre um marido e sua esposa. A impressão é que a esposa está dando uma bela bronca, pois o marido joga as suas cuecas sujas no chão e em qualquer lugar da casa.
O homem fez uma pergunta muito pertinente: se as cuecas dele ao serem jogadas no chão aparecem limpas na gaveta, qual é o motivo para que ele jogue no cesto ?
Veja que a resposta de jogar a cueca em qualquer lugar foi reforçada positivamente pela esposa, pois a mesma a pegava, lavava e ainda guardava na gaveta. Uma contingência reforçadora foi criada fortalecendo a resposta de jogar a cueca no chão.
Graficamente, podemos colocar a contingência como:

Esses sinais apenas significam que dado um estímulo discriminativo (Sd), uma resposta ocorreu e essa resposta gerou uma conseqüência reforçadora. Essa conseqüência reforçadora ( Sr+ ) retroage na resposta de forma que a probabilidade de emissão de uma nova resposta parecida com ela seja maior. Para toda essa relação, se da o nome de contingência.

Vamos colocar esse conceito no desenho. O estímulo antecedente ou o contexto onde a resposta ocorre poderia ser, por exemplo, a hora do banho. Com esse contexto específico o marido tira a cueca e joga no chão, e logo em seguida, a mulher vem, pega a cueca suja, lava e ainda coloca na gaveta. Ao fazer isso, a mulher está dizendo ao marido: se você jogar a cueca suja no chão, ela vai aparecer limpa na sua gaveta.

No caso vamos pensar assim, se eu jogo a cueca suja no chão, então eu a tenho limpa na gaveta.

O que a mulher fez foi criar uma contingência reforçadora positiva para que o marido jogue a cueca no chão.
A esposa provavelmente descreve o marido como porco, ou muito folgado (e outros adjetivos não tão amigáveis). Porem o marido aprendeu a ser assim sendo modelado em função da contingência.

Dessa forma, no desenho usado como exemplo a esposa que está dando uma bronca no marido é diretamente responsável pelo comportamento de jogar cuecas sujas no chão. O comportamento que a esposa quer eliminar pode não ter sido criado na atual contingência, mas com certeza está sendo mantido por ela.

A contingência não é apenas o evento reforçador, mas todo o sistema que mostra como ou por que uma resposta foi dada, como se formaram repertórios comportamentais e como tais repertórios se mantêm no presente.

Em um próximo texto estaremos explorando mais outros conceitos da Análise do Comportamento.

Até lá
4.4 24 votes
Article Rating

Escrito por Marcelo Souza

Psicólogo especialista em Análise do Comportamento pela Universidade de São Paulo / HU-USP. Pesquisador do Centro para o Autismo e Inclusão Social da Universidade de São Paulo IP-USP. Psicólogo estagiário do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu (nivel mestrado) do Instituto de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo / IP-USP. Monitor da Prof. Dra. Martha Hubner no curso de especialização em Terapia Comportamental da Universidade de São Paulo / HU-USP. Psicólogo do Programa de Orientação ao Aluno da Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP. Professor convidado do curso de Fundamentos da Terapia Comportamental Clinica do InPA-EAD, ministrando as disciplinas " Análise Funcional do comportamento e Conceitos Básicos da Análise do Comportamento".

Entrevista Exclusiva com Hélio Guilhardi [10ª JAC UFSCar]

Fotos da XII Jornada Mineira de Ciência do Comportamento (JMCC)