Hierarquia do Saber Científico – Diferença entre Hipótese, Achado, Modelo, Teoria e Lei Científica

Você conhece a diferença entre uma Hipótese, Achado, Teoria e Lei Científica? Muita gente não sabe e usa as expressões inadvertidamente; quando, em ciência, possuem usos e significados bem diferentes.

Veja na lista abaixo uma adaptação do esquema apresentado pelo site de Geologia da UFPR [link] sobre os significados e usos destas expressões.

Hierarquia do Saber Científico - Diferença entre Hipótese, Achado, Modelo, Teoria e Lei Científica 5
Em ciência, o que é válido?
Menor Peso – Hipótese Científica

É o nível mais baixo do saber científico, diferenciando-se da especulação filosófica apenas pela produção de expectativas plausíveis e passíveis de verificação empírica.


Peso Baixo – Achado Científico
Tem vantagem sobre as hipóteses por serem resultados efetivamente constatados via observação ou experimentação, e não apenas possibilidades plausíveis.
Peso Intermediário – Modelo Científico

Apresentam superioridade aos achados por apresentarem uma estrutura lógica mapeada ao resultado empírico, permitindo previsões cuja confiabilidade pode ser aferida.
Peso Alto – Teorias Científicas

Mostram-se superiores aos modelos por permitirem não apenas previsões acerca de um dado fenômeno mas também a identificação de eventuais ações de controle. 
Peso Maior – Leis Científicas
É o nível mais alto do saber científico, tendo todo o alcance funcional de uma teoria, mas com um grau muito maior de confirmação empírica e, conseqüentemente, de confiabilidade e robustez.

4.3 3 votes
Article Rating
Portal Comporte-se

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.