Tereza Maria de Azevedo Pires Sério, a “Téia”, faleceu há um ano – dia 8 de maio de 2010, uma manhã de sábado -, vítima de
Meningite Bacteriana. A princípio os médicos suspeitaram tratar-se de Dengue Hemorrágica, mas com exames posteriores, detectou-se a doença que nos levou uma das maiores Analistas do Comportamento do país.
Graduada em Psicologia pela PUC São Paulo, mestrado em Psicologia Experimental pela USP São Paulo e doutorado também pela PUC de São Paulo, Téia ajudou a instaurar o programa de Pós Graduação em Psicologia Experimental da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Militante apaixonada pela abordagem, contribuiu fundamentalmente com a disseminação da Psicologia Comportamental em nosso país. Muitos dizem, até, que ela foi a pesquisadora brasileira que melhor conhecia a obra de Skinner.
Mesmo com toda esta majestade, nunca perdeu a humildade e amabilidade para com os outros. Como disse o Ângelo Sampaio em uma homenagem prestada à professora no blog de Análise do Comportamento da PUC – SP [
link], Maria Tereza Azevedo Pires Sério apressava-se em dizer a todos aqueles que a conheciam pessoalmente que a chamassem de Téia. Nada de Dra. Maria Tereza, Dra. Téia, nem mesmo Maria Tereza. Simplesmente, Téia.
A equipe do Comporte-se registra aqui, portanto, uma sincera homenagem e reconhecimento pelo trabalho desta pessoa que tanto contribuiu com a Análise do Comportamento brasileira. Diante de tanta saudade que deixou, o que nos resta é levar adiante o sonho de desenvolver ainda mais a abordagem e contribuir cada vez mais com a formação de novos Analistas do Comportamento.
_______________________________________________________________
¹- Agradeço a Thomas Woelz pela ajuda na confecção do post, fornecendo algumas informações sobre a Téia;
² – O vídeo de homenagem à Téia foi encontrado no Youtube, por meio das palavras chave Tereza Sério.
0
0
votes
Classificação do artigo