A Terapia Comportamental Integrativa de Casais (IBCT) é um tratamento baseado em evidências para o conflito de casais. Seu caráter integrativo implica, por um lado, a complementação de estratégias de aceitação e mudança, e por outro, a integração de diversos componentes baseados na análise do comportamento, e sustentados na investigação básica e aplicada (Christensen, Wheeler, Doss, & Jacobson, 2014; Jacobson, & Christensen, 1998). Devido a sua fundamentação baseada na análise do comportamento, e por possuir componentes de aceitação baseados em evidências, a Terapia Integrativa Comportamental de Casais (IBCT) é considerada como sendo uma terapia e terceira onda (Öst, 2008).
Os objetivos da IBCT são: (a) gerar empatia e compreensão com respeito as condutas conflituosas do casal, seus antecedentes e reforços, (b) reduzir os reforços para as condutas de acusação e conflitos, (c) aumentar os reforços para as condutas de empatia, comunicação, e resolução de conflitos, (d) promover estratégias de comunicação assertiva, resolução de conflitos e manejo de contingências em busca da redução do sofrimento do casal (Jacobson, & Christensen, 1998; Sevier, Atkins, Doss, & Christensen, 2015).
Os objetivos do curso são: Compreender a terminologia e a teoria que sustenta a terapia IBCT; Conhecer a fundamentação científica da IBCT; Adquirir as habilidades de avaliação e conceituação de caso da IBCT; Incorporar e praticar as técnicas de Aceitação e Mudança da IBCT.