Conheça e divulgue o manifesto pela Inclusão das Mães nos Congressos Científicos

O Observatório Cajuína – Mulheres, Ciência e Comportamento divulgou uma Carta Aberta falando sobre a necessidade de os eventos científicos oferecerem condições básicas para que mães possam frequentar frequentar os congressos, levando seus filhos. O texto explica que, culturalmente, as tarefas de cuidados com os filhos recaem principalmente sobre as mulheres, que enfrentam grandes dificuldades para conciliar maternidade e vida profissional/acadêmica:

” Ser mãe é concorrente a quase tudo na vida e é necessário um grande esforço para continuarmos frequentando os mesmos espaços profissionais”

Já no início do texto as autoras sintetizam as principais dificuldades:

“É preciso lembrar que existem bebês que ainda mamam, não podem ficar tanto tempo longe da mãe. Existem mães solo, existem mães sem rede de apoio, existem crianças que não conseguem ficar com outras pessoas por muito tempo pelos mais variados motivos. Portanto, excluir crianças significa excluir mulheres! Além disso, um espaço preparado permite que homens também levem seus filhos, dividam cuidados.”

Tratam-se de dificuldades reais, que conforme enfatizam, ao serem sanadas contribuiriam também para que os homens dividam os cuidados com seus filhos!

No documento, as autoras descrevem algumas ações que garantiriam a estrutura mínima para que possam participar, e em seguida, algumas que garantiriam condições ideais para a inclusão. Conheça-as CLICANDO AQUI e divulgue o link do observatório, o quanto puder!

0 0 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

Revista Perspectivas: Edição Especial sobre a Produção de Conhecimento em Terapia Analítico-Comportamental

XXVIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental