Curso: “Treinamento Intensivo em Ativação Comportamental (BA) no Tratamento da Depressão Maior – Edição São Paulo”

Curso:Treinamento Intensivo em Ativação Comportamental (BA) no Tratamento da Depressão Maior  
Carga horária:32 hs
Horário:das 8h às 18h
Datas:3, 4, 5, e 6  de outubro de 2019
Docentes:Docentes: Dr Paulo Abreu (IACC) Dtda Juliana Abreu (USP e IACC)

PÚBLICO-ALVO

Psicólogos e médicos psiquiatras; estudantes de psicologia e psiquiatria

LOCAL DO CURSO

Apreendehere – Formação e Atendimento em Psicologia. Rua Serra de Botucatu, 1209 – Tatuapé – São Paulo. Telefone: (11) 2294-1765

Atenção – Sua instituição tem interesse em levar esse curso para a sua cidade? Entre em contato conosco no contato@iaccsul.com.br

ACESSE O SITE!


O QUE É
Ativação Comportamental (BA) ???

A Ativação Comportamental (BA) é uma terapia comportamental breve desenvolvida para o tratamento da depressão maior. Ela tem como objetivos (a) aumentar o engajamento do cliente em atividades adaptativas (que frequentemente estão associadas a experiências de prazer e domínio); (b) diminuir as atividades que mantêm ou aumentam o risco de depressão e (c) resolver os problemas que limitam o acesso ao reforçamento positivo, e que mantêm ou aumentam o controle aversivo.

A BA possui forte suporte de pesquisa no tratamento da depressão segunda a Divisão 12 da Associação Americana de Psicologia (Depression Treatment: Behavioral activation for depression, n.d.), figurando em algumas renomadas instituições como opção psicossocial de primeira linha no tratamento da depressão maior (NICE, 2009; Parikh et al., 2016). Um ensaio clínico randomizado controlado por placebo demonstrou que no tratamento da depressão severa em adultos a BA teve resultados superiores à Terapia Cognitiva (Dimidjian   et   al.,   2006; Dobson et al., 2008).

A BA é orientada para que o terapeuta auxilie o cliente a identificar e operacionalizar os problemas de comportamento que o impedem de ter contato com fontes estáveis e diversas de reforçamento positivo.

Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de avaliar funcionalmente o repertório depressivo de entrada, propor atividades guiadas através do uso da Agenda dos Eventos Semanais, e planejar o enfrentamento das situações aversivas correntes.

0 0 votes
Article Rating

Curso: “Entrenamiento Intensivo De Activación Conductual Para La Depresión – Edição Internacional Paraguai 2019”

VII Congresso Brasileiro de Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR) e Encontro de Terapeutas Comportamentais – Últimos dias de inscrições!