Curso: “Interação Operante-Respondente e Comportamento Emocional”

Aula ao vivo (presencial ou via web)
03 e 04 / maio
Prof. Me. Bernardo Rodrigues

Nesta aula, o professor Bernardo Rodrigues abordará as emoções desde o modelo de seleção por consequências. Ele falará também sobre a importância de os terapeutas comportamentais estudarem as emoções sob a ótica da análise do comportamento – de forma a não entendermos os sentimentos ou emoções como causas de comportamentos.É como disse Skinner (1974/2014): “A pessoa com a qual estamos mais familiarizados é a nossa própria pessoa; muitas das coisas que observamos pouco antes de agir ocorrem em nossos próprios corpos e é fácil toma-las como causas de nosso comportamento. (…) Os sentimentos ocorrem no momento exato para funcionarem como causas do comportamento, e têm sido referidos como tal durante séculos.” Isso não significa que as emoções não estabelecem ocasião para determinadas respostas, claro.Outro ponto importante que será discutido na aula diz respeito à possibilidade de passarmos a sentir emoções diferentes face às mesmas situações. Será que as respostas emocionais podem ser condicionadas? Uma pessoa poderia aprender a temer algo que não lhe dava medo antes? Ou poderia passar a gostar de algo que antes não gostava?Parece que a resposta às perguntas anteriores é “sim”… mas como isso acontece?No curso Interação Operante-Respondente e Comportamento Emocional, além de entendermos mais a fundo o que são essas alterações corporais, vamos aprender como as emoções podem nos ajudar no setting terapêutico, servindo de dicas para as contingências a que nosso paciente está submetido.


Principais tópicos:
Definição de comportamento reflexo incondicionado e condicionado.Interações operante/respondente.Fenômenos da habituação, inibição latente e inibição recíproca.Emoção e sentimentos como processos comportamentais.

Quero me inscrever →

0 0 votes
Article Rating

A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO INSTRUMENTO DA GENERALIZAÇÃO DE REPERTÓRIOS COMPORTAMENTAIS ADQUIRIDOS EM TERAPIA ABA PARA PESSOAS COM TEA

Uma introdução a psicologia clínica dirigida as pessoas LGBT’s: Uma terapia comportamental afirmativa