Cursos Pré-Congresso EITCCP

No dia 30 de Outubro, dois cursos serão oferecidos no pré-congresso com os psicólogos Prof Dr Marcelo Panza Lombardo e
Prof Dr Paulo Abreu.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: – Terapias Comportamentais Contextuais

CURSO 1 Terapia cognitivo-comportamental para o transtorno do pânico: Integração de protocolo bem estabelecido e os estudos de componentes, a partir de uma perspectiva contextual.

Prof Dr Marcelo Panza Lombardo – Argentina – Psicólogo –Universidad Nacional del Este, Facultad de Medicina (FACISA), en la Universidad Católica de Asunción Sede Alto Paraná y en Universidad Privada del Este.

Nesse curso será revisado o protocolo bem estabelecido segunda a APA (Associação Americana de Psicologia), selecionando-se as técnicas que têm sido mais eficazes segundo os estudos de componentes (exposição interoceptiva), praticando-as e as explicando segundo uma perspectiva contextual (estímulos discriminativos, operações estabelecedoras, condicionamento interoceptivo, evitação experiencial). A partir desse prisma teórico, serão sugeridas mudanças possíveis no protocolo, modificação de técnicas e novas linhas de investigação.  

CURSO 2 – Introdução a Ativação Comportamental aplicada a depressão.

Prof Dr Paulo Abreu -Psicólogo –Instituto de Análise do Comportamento de Curitiba 

 A Ativação Comportamental (BA) aplicada à depressão tem recebido marcante sustentação empírica nos últimos anos, apresentando resultados iguais ou superiores a terapia cognitiva e a medicação antidepressiva, mesmo em casos de depressão de moderada à severa.  Criada a partir dos trabalhos de C. Ferster e P. Lewinsohn, a BA afirma que entender as variações comportamentais observadas nos depressivos implica necessariamente investigar quais variáveis que estariam instalando e mantendo os sentimentos de disforia. Segundo os seus autores, as características marcantes das pessoas deprimidas seriam as perdas de certo tipos de atividade associadas ao aumento de comportamentos como queixas, choro excessivo, irritabilidade e auto-crítica. Na BA os comportamentos do cliente e o contexto em que estes ocorrem são o foco da avaliação funcional. Nela o cliente aprende a ser ativo a despeito dos sentimentos negativos, agindo de acordo com um objetivo ou plano, ao invés de ficar inerte sob o controle dos sentimentos. O presente curso tem por objetivo apresentar os alicerces conceituais e metodológicos da BA, situando-a com uma “nova” terapia comportamental de terceira geração. 

Para mais informações acesse: www.terapiascomportamentais.com.br

0 0 votes
Article Rating

Curso: Avaliação e Manejo dos Transtornos de Personalidade: Estratégias das Terapias Contextuais

II Encontro Internacional de Terapias Comportamentais Contextuais e Psiquiatria – EITCCP