Introdução ao desenvolvimento de softwares para analistas do comportamento

Lançamento do Livro: Introdução ao desenvolvimento de softwares para analistas do comportamento

Lançado no dia 20 de março de 2018, o livro ”Introdução ao desenvolvimento de softwares para analistas do comportamento” é a primeira publicação sob o selo da Editora ABPMC. É organizado pelos professores Hernando Borges Neves Filho, Luiz Alexandre Barbosa de Freitas e Nicolau Chaud de Castro Quinta, e pretende servir como um guia para analistas do comportamento sem conhecimento prévio em computação que desejem aprender a utilizar a programação em suas pesquisas e trabalho. O livro é composto de nove capítulos que apresentam desde fundamentos teóricos até ferramentas variadas, como Unity, R e Visual Basic.NET, dentre outros.

PREFÁCIO E OBJETIVO DO LIVRO:
Este livro tem o objetivo de fornecer ferramentas aos estudantes, profissionais, professores e pesquisadores em Análise do Comportamento. Partimos do princípio de que o leitor não tem conhecimento prévio sobre programação e linguagens de programação. A proposta é começar do básico e mostrar como a programação pode ajudar nos seus estudos, no trabalho e na pesquisa. Não se trata de um livro completo, que vai te preparar para ser um programador profissional. Muito diferente disso. Esse livro foi pensado para te ajudar a dar os primeiros passos e daí seguir para o aprendizado de uma, ou mais, linguagens de programação que serão mais adequadas às suas necessidades. Ainda é comum as pessoas acharem que programação é para programadores profissionais, com formação específica e vinculados à grandes empresas, responsáveis por desenvolver programas de uso cotidiano, como editores de texto, aplicativos de celular e até mesmo no som do carro. Entretanto, pretendemos mostrar a você que este não é o único cenário possível. A programação é uma ferramenta muito poderosa e pode ser utilizada por qualquer um, basta desenvolver as habilidades certas.

O livro está disponível para download gratuito no site da ABPMC, você pode adquiri-lo clicando no link:
http://abpmc.org.br/publicacoes.php?inf=14

0 0 votes
Article Rating

Escrito por Gabriel de Melo Cardoso

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Possui formação em Terapia Cognitivo Comportamental pelo CETCC - Centro de Estudos de Terapia Cognitivo Comportamental de São Paulo. Atualmente, Diretor de Consultoria na Persona e bolsista de iniciação científica no projeto: Avaliação de fatores de risco ao estresse ambiental/ocupacional em expedicionários do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e membro do projeto de Ensino Online de Análise do Comportamento Humano ambos no Laboratório Fator Humano. Entusiasta dos temas: neurociência, gamification, autismo, linguagem, memória e tecnologia.

Edital para Eleições da ABPMC

Desconto no VI Congresso Brasileiro de Terapia por Contingências de Reforçamento e Encontro de Terapeutas Comportamentais