Chamada Especial: Revista Perspectivas em análise do Comportamento

Chamada Especial: Revista Perspectivas em análise do Comportamento

A Revista Perspectivas em análise do Comportamento divulgou na última quarta-feira, dia 07 de fevereiro, a abertura da chamada para a submissão de artigos para o número especial sobre ”Produção de Conhecimento no âmbito das terapias analítico-comportamentais”.

A escolha do tema visa sanar uma demanda criada pelo grande desenvolvimento das aplicações da análise do comportamento ao contexto clínico, que originaram e consolidaram propostas de terapias verbais em diversas partes do mundo. Adotando diferentes denominações, tais como Terapia Analítico-Comportamental – TAC; Terapia por Contingências de Reforçamento – TCR; Terapia Comportamental Pragmática – TCP; Psicoterapia Analítico Funcional – FAP; Terapia de Aceitação e Compromisso – ACT; e Terapia Comportamental Dialética – DBT entre outras. A prática dos terapeutas analistas do comportamento absorveu mais recentemente os avanços no desenvolvimento teórico de temas tais como o comportamento verbal; o controle de estímulos; e as operações motivacionais, permitindo uma ampliação da complexidade e do alcance das estratégias terapêuticas.

Dessa forma, considerando a importância da produção de dados científicos para a validação social e profissional das práticas terapêuticas analítico-comportamentais, o corpo editorial da Revista Perspectivas em Análise do Comportamento abriu uma chamada de artigos que serão publicados em um número especial sobre o Estudo empírico das Terapias Analítico-Comportamentais.

Serão aceitos trabalhos que incluam estudos empíricos, metodológicos e conceituais, desenvolvimento de instrumentos de avaliação e de observação de comportamento no contexto clínico, comentários, críticas, e reflexões acerca da produção de conhecimento no âmbito das terapias analítico-comportamentais.

Entre os editores convidados encontram-se: Denis Roberto Zamignani e Denise Lima Oliveira Vilasboas.

A data limite para o envio dos artigos é 31 de agosto de 2018.

Submissões diretamente no email tacperspectivas@paradigmaac.org

_________________________
Confira a nota completa emitida pelo Editor Associado da Revista Perspectivas em Análise do Comportamento, William Perez, clicando aqui. Confira também o site oficial da revista clicando aqui.

0 0 votes
Article Rating

Escrito por Gabriel de Melo Cardoso

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Possui formação em Terapia Cognitivo Comportamental pelo CETCC - Centro de Estudos de Terapia Cognitivo Comportamental de São Paulo. Atualmente, Diretor de Consultoria na Persona e bolsista de iniciação científica no projeto: Avaliação de fatores de risco ao estresse ambiental/ocupacional em expedicionários do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e membro do projeto de Ensino Online de Análise do Comportamento Humano ambos no Laboratório Fator Humano. Entusiasta dos temas: neurociência, gamification, autismo, linguagem, memória e tecnologia.

Aprimoramento em Terapia Comportamental

Convite para a Assembléia do ACBS Brazil Chapter