Campanha Janeiro Branco

Campanha Janeiro Branco

Um grupo cada vez maior de Psicólogos e instituições das mais diversas áreas tem aderido à campanha Janeiro Branco. O principal objetivo é alertar a população brasileira para a importância de cuidar da saúde mental em seus mais diversos aspectos.

Uma Campanha que está dando certo.

Uma Campanha que em todo o Brasil e em outros países. Constituída por cidadãos, psicólogos e demais profissionais (da saúde ou não). Gerando mobilização para levar mensagens e reflexões aos indivíduos e às instituições às quais esses mesmos indivíduos encontram-se entrelaçados: “quem cuida da mente, cuida da vida”; “quem cuida das emoções, cuida da humanidade”; “quem cuida de si, já cuida do outro”; “sem psicoeducação não haverá solução”; “autoconhecimento: isso também tem a ver com a sua saúde mental”; “o que você não resolve em sua mente, o corpo transforma em doença”; “saúde mental pressupõe políticas públicas” . Além de várias outras orientações, dicas e reflexões que têm o poder de chamar a atenção de todos para os cuidados consigo, com os outros. E também, para a importância das lutas por políticas públicas em defesa da Saúde Mental de todos

janeiro-branco

Os 5 objetivos da Campanha Janeiro Branco:

1 – Fazer do mês de Janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas e instituições sociais do mundo reflitam; debatam; conheçam; planejem; e efetivem ações em prol da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições;

2 – Chamar a atenção de todo o mundo para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional nas vidas das pessoas;

3 – Aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas; dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para investirem e garantirem Saúde Mental e Saúde Emocional em suas vidas e nas vidas de todos ao seu redor;

4 – Chamar a atenção das mídias e das instituições sociais, públicas e privadas, para a importância da promoção da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos;

5 – Contribuir, decisivamente, para a construção, o fortalecimento e a disseminação de uma “cultura da Saúde Mental”. De forma a favorecer, estimular e garantir a efetiva elaboração de políticas públicas em benefício da Saúde Mental dos indivíduos e das instituições.

Como Participar?

Você pode acessar o site oficial da campanha Janeiro Branco através do link http://janeirobranco.com.br/ para obter mais informações sobre a campanha. Além de links com textos e notícias a respeito e algumas mídias para inclusão nas redes sociais e sites.

É possível, também, ter acesso a uma grande quantidade de banners e outras mídias para compartilhamento nas redes sociais através do Facebook da campanha. Para acessá-lo, clique no link https://www.facebook.com/campanhajaneirobranco/ ou busque por “Campanha Janeiro Branco” no mecanismo de pesquisa da rede social.

Siga as redes sociais indicadas para ter acesso ao material. Você pode reproduzi-lo compartilhando em sua conta pessoal e contribuindo, desta forma, com a campanha.

 

5 1 vote
Article Rating

Escrito por Gabriel de Melo Cardoso

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Possui formação em Terapia Cognitivo Comportamental pelo CETCC - Centro de Estudos de Terapia Cognitivo Comportamental de São Paulo. Atualmente, Diretor de Consultoria na Persona e bolsista de iniciação científica no projeto: Avaliação de fatores de risco ao estresse ambiental/ocupacional em expedicionários do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e membro do projeto de Ensino Online de Análise do Comportamento Humano ambos no Laboratório Fator Humano. Entusiasta dos temas: neurociência, gamification, autismo, linguagem, memória e tecnologia.

Interessado(a) em OBM? Conheça a biblioteca especial!

Saiba como foi a Segunda Etapa do II DBT Intensive Training Brasil