Nova edição da revista The Behavior Analyst já está disponível

O novo volume da revista “The Behavior Analyst”, está disponível com acesso livre e gratuito. A publicação é de inciativa da Association for Behavior Analysis International (ABAI), autoridade mundial em Análise do Comportamento.

O volume 40, edição 1, traz vários artigos inéditos em 196 páginas de conhecimento atual em Análise do Comportamento. Destaque para o artigo de Killeen e Jacobs (2016), “Coal Is Not Black, Snow Is Not White, Food Is Not a Reinforcer: The Roles of Affordances and Dispositions in the Analysis of Behavior”, que vem falar sobre o papel do contexto na magnitude do reforço, e também para dois outros textos que o comentam. Acompanhe o resumo na íntegra:

“Os reforçadores compreendem sequências de ações em contexto. Assim como o branco da neve e o preto do carvão dependem da interação do sistema visual de um organismo e do reflexo em seus arredores, os reforçadores dependem do estado motivacional de um organismo e das possibilidades – possibilidades de percepção e ação – em seus arredores. Os reforçadores não são intrínsecos às coisas, mas são uma relação entre o que o produto oferece, seu contexto, o organismo e sua história capitulados em seu estado atual. Os reforçadores e outros recursos são potencialidades e não características intrínsecas. Realizar essas potencialidades requer operações motivacionais e contextos de estímulo que alterem o estado do organismo – eles mudam sua disposição para fazer a resposta desejada. Uma expansão da contingência de três termos é sugerida para ajudar a manter-nos conscientes da importância dos sistemas comportamentais, estados, emoções e disposições em nossos programas de pesquisa.” Para o resumo original em língua inglesa, clique aqui.

A edição apresenta artigos e comentários sobre o futuro da análise do comportamento e da ciência comportamental, treinamento múltiplo, encarceramento, psicoterapia analítica funcional, colmatar e ciência neural, e software de coleta de dados.

Para ter acesso a revista, clique aqui.

0 0 votes
Article Rating

Escrito por Jullyana Meury

Estudante de Psicologia na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e amante do estudo do comportamento humano. Monitora das Disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento II - Adolescência e de Psicologia da Aprendizagem. Bolsista extensionista do Projeto de Apoio Psicossocial a Comunidade da Universidade Estadual do Ceará (NAPSI/UECE). Possui experiência em Psicologia Escolar e em Psicologia Econômica Aplicada ao Comportamento do Consumidor.

Resenha de livro que será lançado no próximo Encontro da ABPMC

Conheça o Laboratório de Terapia Comportamental Dialética (DBT-LAB)