Programação em Análise do Comportamento na 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia

A reunião anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), ocorrerá de 24 a 27 de outubro, no Campus Memorial da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, em São Paulo. No primeiro dia do evento (24/10), serão oferecidos 32 cursos divididos nos períodos da manhã e tarde. Cada curso terá duração de quatro horas e você poderá se inscrever em 2 deles, um em cada período. A participação é gratuita para os inscritos na 47ª Reunião Anual e serão fornecidos certificados de participação nos cursos.

A programação em Análise do Comportamento (AC) conta com 11 opções de cursos abordando diferentes temáticas na perspectiva comportamental. Confira:

MANHÃ (8h30 às 12h30)

  • Comportamento e saúde: contribuições históricas e da análise do comportamento. Antônio Bento Alves de Moraes (Universidade Estadual de Campinas) e Gustavo Sattolo Rolim (Universidade Federal de Juiz de Fora)
  • Contingências operantes e culturais em programas governamentais de mudanças de comportamento em larga escala. Jonathan Melo e João Claudio Todorov (Universidade de Brasília)
  • Elaboração e uso de estratégias de intervenção adaptadas ao contexto da saúde. Maria Rita Zoega Soares (Universidade Estadual de Londrina)
    Intervenção com adolescentes institucionalizados. Paula Inez Cunha Gomide (Universidade Tuiuti do Paraná)
  • Observação comportamental: as diferentes técnicas de registro observacional. Antônio Jayro da Fonseca Motta Fagundes (Universidade de Guarulhos)
  • O papel da Psicologia Hospitalar com pacientes, familiares e equipes. Renata Panico Gorayeb (Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto)
  • Terapia Analítico-Comportamental de casais: Fundamentação teórica e propostas de intervenção para o atendimento de diferentes parceiros afetivos. Vera Regina Lignelli Otero (Clínica Ortec)

TARDE (14h00 às 18h00)

  • Ansiedade. Isaias Pessotti (Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto) e Juçara Rocha Soares Mapurunga (Universidade de Fortaleza)
  • Avaliação clínica e neuropsicológica no contexto forense. Giovana Veloso Munhoz da Rocha (Universidade Tuiuti do Paraná) e Antonio de Pádua Serafim (Universidade de São Paulo)
  • Contingências, metacontingências e macrocontingências na economia comportamental. Gleiton Nunes, Cristiano Coelho e João Claudio Todorov (Universidade de Brasília)
  • Ensino de leitura para pessoas com autismo. Camila Graciella Santos Gomes (Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e Centro de Estudos e Intervenção para o Desenvolvimento Humano) e Deisy das Graças de Souza (Universidade Federal de São Carlos)
  • Influência dos Modelos Experimentais de Psicopatologia na Condução de Casos de Transtornos Graves. Roberto Alves Banaco (Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento)

Inscrições e taxas, você confere clicando aqui.

Programação completa, aqui.

 

0 0 votes
Article Rating

Escrito por Jullyana Meury

Estudante de Psicologia na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e amante do estudo do comportamento humano. Monitora das Disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento II - Adolescência e de Psicologia da Aprendizagem. Bolsista extensionista do Projeto de Apoio Psicossocial a Comunidade da Universidade Estadual do Ceará (NAPSI/UECE). Possui experiência em Psicologia Escolar e em Psicologia Econômica Aplicada ao Comportamento do Consumidor.

Bolsa para Pós-Doutorado na Universidade Federal do Pará

Transtornos Psiquiátricos e Análise do Comportamento