Paródia – Pai Nosso Behaviorista

E não é que o post com a paródia “Responda outra vez” (veja aqui) fez o maior sucesso? Isso reforçou nosso comportamento de publicar produções artísticas e culturais de Analistas do Comportamento aqui no Comporte-se. Como comentamos na outra publicação, consideramos esta uma forma divertida de aprender os conceitos da abordagem.

Algo que torna ainda mais atrativo estudar Análise do Comportamento através de produções artísticas e culturais é o nível de dificuldade que envolve a produção de um trabalho do gênero. O autor precisa respeitar não apenas epistemologia e correção conceitual da abordagem, mas também a estética da arte – neste caso, da música, poema ou obra parodiada. E neste sentido, a paródia “Pai Nosso Behaviorista” foi um verdadeiro sucesso.

ratinho razando

De autoria de Giovanna Martins e Amanda Morais, o “Pai Nosso Behaviorista” incorpora aspectos conceituais, históricos e epistemológicos da abordagem à estética da oração cristã do Pai Nosso. As autoras conseguiram seguir uma linha de raciocínio muito bem estruturada na ordem de apresentação dos conceitos ao mesmo tempo em que se mantiveram fiéis à métrica, ritmo e assonância da oração. Confira abaixo:

Skinner nosso que estás mortinho
Estudada seja sua epistemologia
Venha a nós a seleção por consequências
E seja feita a aprendizagem
Tanto na modelagem quanto na modelação
O reforço nosso de cada dia nos dai hoje
Perdoai as nossas esquivas
Assim como nós perdoamos a quem tenha usado mentalismos
E não nos deixei cair em distensão de razão
Mas livrai-nos da contiguidade,
Amém!

Se você também tem uma paródia ou outra produção artística que gostaria de divulgar no Comporte-se, mande para nós! Você pode enviar pelo e-mail estacaobehavior@comportese.com

Divirta-se!

5 1 vote
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

Vídeo: Aplicações clínicas das pesquisas em Comportamento Verbal para crianças com autismo

ABPMC publica anais dos encontros realizados em 2013 e 2014 na cidade de Fortaleza