Fotógrafo faz ensaio tentando traduzir o sofrimento de pessoas com Depressão

Apesar de ser considerada uma das mais graves desordens comportamentais da atualidade, a Depressão ainda é muito mal compreendida – tanto por leigos quanto por profissionais da saúde. Cerca de metade dos casos passam despercebidos pelos médicos e enfermeiros da atenção primária, e muitos outros, sequer chegam a buscar ajuda especializada em função dos diversos mitos que rodeiam o transtorno. Não é raro ouvir de pacientes diagnosticados com Depressão, na clínica, que aquilo que sentem é frescura, bobagem, ou coisa irrelevante diante de outros problemas do mundo, como a tão evocada fome na áfrica ou as guerras do Oriente Médio, por exemplo.  Ledo engano.

A Depressão está associada a 60% de todos os casos de suicídio cometidos no planeta, é considerada pela Organização Mundial da Saúde segunda maior causa de incapacitação para o trabalho e estudo e atinge quase quatro vezes mais pessoas que doenças como o HIV/AIDS.

Sabendo da imensa dificuldade das pessoas para compreender o problema, o fotógrafo americano Edward Honaker, de 21 anos, realizou um ensaio fotográfico tentando traduzir em imagens o sofrimento do depressivo. Honaker usou sua própria experiência como inspiração. Ele foi diagnosticado com Depressão há dois anos, mas apenas há algum tempo, foi capaz de compreender o que realmente estava enfrentando. Desde então, diz querer ajudar outras pessoas que, de forma semelhante, tem dificuldades para compreender a própria experiência ou sofrem com o preconceito da sociedade.

“Eu acho que uma maneira muito útil para acabar com o estigma em torno da doença mental é estar lá para ajudar outras pessoas que possam sofrer disso”, frisou. “Você nunca sabe o que os outros estão passando, por isso tudo que você realmente pode fazer é ser gentil e não condenador.”

Confira as fotos logo abaixo. Não deixe de conhecer também o livro “Depressão: Psicopatologia e Terapia Analítico-Comportamental” (aqui), lançado neste ano por membros da equipe do Comporte-se em parceria com a Editora Juruá. Os dados citados acima foram extraídos dele.

Fotos-traduzem-depressão-13 Fotos-traduzem-depressão-12 Fotos-traduzem-depressão-11 Fotos-traduzem-depressão-10 Fotos-traduzem-depressão-9 Fotos-traduzem-depressão-8 Fotos-traduzem-depressão-7 Fotos-traduzem-depressão-6 Fotos-traduzem-depressão-5 Fotos-traduzem-depressão-4 Fotos-traduzem-depressão-3 Fotos-traduzem-depressão-2 Fotos-traduzem-depressão-1

Fonte: Catraca Livre.

0 0 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

The Behavior Quiz (nível introdutório):