Economista Samy Dana, da FGV, publica artigo reproduzindo equívocos sobre Análise do Comportamento

O famoso economista Samy Dana, PhD em Business, professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e comentarista de economia da Globo News, canal de TV a Cabo das Organizações Globo, publicou recentemente em seu blog um artigo sobre a planilha criada pelo juiz do trabalho Vitor Yamada, de Rondônia, com o objetivo de educar seus filhos. No texto, Samy reproduz diversos equívocos sobre a Análise do Comportamento, como a associação da estratégia do juiz à abordagem, a atribuição de características da Psicologia Respondente à Psicologia Comportamental moderna, entre outros.

[button link=”http://nao.usem.xyz/7m9h” size=”large” target=”new” color=”default”]Clique e Acesse[/button]

É comum ocorrerem menções equivocadas à Análise do Comportamento em meios de comunicação de massa, livros generalistas de Psicologia ou aulas de psicólogos de outras abordagens. O tema já foi amplamente discutido por diversos autores em publicações como o livro “Behaviorismo Radical: Critica e Metacrítica” de Kester Carrara e o livro “Mitos e Discordâncias: Análise de relatos de ex-analistas do comportamento”, de Maria Ester Rodrigues. João Cláudio Todorov também já comentou o tema em seu blog, no artigo “Resposta a Rosely Saião sobre o cantinho do castigo” (aqui). No Comporte-se o tema já foi tratado por Ana Paula Vichi em “O Behaviorismo, a Educação e a Desinformação” (aqui) e por Lívia Rech em “Quem Mantemos os Preconceitos da Análise do Comportamento” (aqui)

0 0 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

ACBr promove nova palestra online: “Coisas que não sabemos sobre coisas que sabemos sobre comportamento”

Vinícius Dornelles e Pablo Gagliesi falam ao Instituto Linehan sobre a importância de combater estigmas associados às doenças mentais