AC.aráCAST Episódio 17: Mecanicismo X Relações Funcionais

Que tipo de raciocínio a Análise do Comportamento usa para explicar os fenômenos psicológicos? Ela se baseia no modelo explicativo de Isaac Newton e René Descartes? Ou no modelo explicativo de Ernst Mach? Neste episódio 17 do AC.aráCAST, os behavioristas Yan Valderlon, Umbelino Neto e Odilon Duarte discutem como muitas teorias psicológicas são mecanicistas e como o Behaviorismo Radical se posiciona contra o Mecanicismo na Psicologia.

Arte e design: Damom Ribeiro e Flávia Holanda.
Trilha sonora e mixagem: Catito AC.aráCAST

Ouça o podcast e confira os textos recomendados:

[button link=”http://acaracast.podomatic.com/entry/2015-07-24T11_31_39-07_00″ size=”medium” target=”new” color=”default”]Acessar[/button]

0 0 votes
Classificação do artigo

Escrito por Priscila Meireles Guidugli

Graduada em Psicologia, Mestra e Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP - Bauru. Especialista em Psicoterapia Breve pelo Instituto Ampliatta. Membro do LADS (Laboratório de Aprendizagem, Desenvolvimento e Saúde) da UNESP – Bauru. Atua nas áreas clínica e escolar atendendo todas as idades, com experiência em dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento infantis, transtornos globais do desenvolvimento, incluindo autismo, além de transtornos psiquiátricos relacionados à ansiedade e depressão.

Como a FAP pode aprimorar o processo psicoterapêutico de outras terapias?

I Encontro Brasileiro de Análise do Comportamento nas Organizações (OBM)