Sono auxilia no reparo da bainha de mielina dos neurônios

Sono auxilia no reparo da bainha de mielina dos neurônios 5Um estudo publicado no Journal of Neuroscience mostra que dormir bem pode ser essencial para a manutenção da bainha de mielina, uma fina camada lipídica que reveste o corpo do neurônio e garante que a condução do impulso nervoso de uma célula à outra ocorra de maneira rápida e eficiente 

Em experimentos com ratos, pesquisadores da Universidade Wisconsin-Madison descobriram que, durante o sono, há aumento da atividade de genes que contêm informações sobre a produção dos oligodendrócitos, células de suporte responsáveis por restaurar a bainha e mantê-la sã. Por outro lado, observaram os cientistas, quando há privação de sono são ativados genes envolvidos no estresse e na morte celular.

Problemas na membrana de mielina dos neurônios caracterizam a esclerose múltipla, doença degenerativa severa marcada pela perda da coordenação motora. “O sono ajuda na regeneração celular. Ele propicia as condições ideais para produzir mielina e repor a que naturalmente se desgastou”, diz uma das autoras, a neurocientista Chiara Cirelli. Ela explica que o reparo provavelmente leva semanas ou até meses. Ou seja, uma noite de sono perdida ou maldormida pode interromper o processo.

Fonte: Mente e Cérebro

0 0 vote
Article Rating
Portal Comporte-se

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.