Hormônio reduz efeito psicoativo da maconha, diz estudo

Uma equipe internacional de cientistas descobriu que um hormônio esteroide natural reduz a euforia causada pela substância psicoativa da maconha, segundo um artigo publicado nesta quinta-feira pela revista Science.
Os pesquisadores descobriram que o hormônio pregnenolona diminui a atividade no cérebro do receptor tipo 1 de canabinoide, o que elimina o “barato” causado pelo tetrahidrocanabinol (THC), a principal substância psicoativa da maconha.
Pés de maconhaEste descobrimento pode levar a novos métodos de tratamento da intoxicação e da dependência de maconha e, segundo o artigo, “também permitiria que os pesquisadores isolassem as propriedades medicinais da erva, bloqueando seus efeitos sobre o comportamento”.
Os hormônios esteroides são moduladores importantes da atividade do cérebro e do comportamento, e desempenham papéis cruciais na regulação de atividades fisiológicas como o comer, o despertar, a reprodução e o comportamento sexual, e participam da regulação da memória e dos estados de ânimo.
A pregnenolona é considerada como a precursora inativa de todos os hormônios esteroides e, segundo os autores, seus efeitos funcionais não foram investigados o suficiente.
“A administração de THC aumenta substancialmente a síntese da pregnenolona no cérebro pela ativação do receptor Tipo 1 de canabinoide”, acrescentou o estudo. “A pregnenolona, então, atua como inibidor específico de sinal do receptor e reduz vários efeitos do THC”.
“Esta reação negativa mediada pela pregnenolona revela um ciclo, que antes era desconhecido, que protege o cérebro da ativação excessiva do receptor, o que poderia abrir o caminho para o tratamento da intoxicação e da dependência de maconha”, sustentou o artigo.
Os pesquisadores fizeram experimentos com ratos de laboratório para determinar de que forma as drogas mais consumidas, como a cocaína, a morfina, a nicotina e o álcool, afetam os neuroesteroides, isto é os esteroides produzidos diretamente no cérebro dos roedores.
Inesperadamente, descobriram que o THC, em particular, conduz a um aumento enorme da pregnenolona, um dos hormônios que formam os neuroesteroides, através da ativação do receptor de canabinoide nos ratos.
Fonte: Revista Exame 
0 0 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

Bebês conseguem distinguir quem é amigável ou hostil

Recaída ao uso de drogas é alvo de pesquisa