Pesquisa diz que má conduta causa maioria das retratações de estudos

Um novo trabalho publicado na revista online “Proceedings”, da Academia Nacional de Ciências dos EUA, mostra que dois terços das retratações de artigos científicos se devem a má conduta dos autores, incluindo fraude, suspeita de fraude, publicação duplicada ou plágio.
O levantamento consistiu na análise de 2.047 retratações de pesquisas das áreas médica e biológica até maio de 2012. Para descobrir os motivos das retratações, os autores ouviram fontes secundárias, como órgãos que monitoram as condutas científicas. Segundo os autores,a porcentagem de retratações de pesquisas científicas por causa de fraude ou suspeitas de fraude se multiplicou por dez desde 1975
Os pesquisadores concluíram que cerca de 21% das retratações foram atribuídas a erros, enquanto 67 % foram devidas a má conduta, incluindo fraude ou suspeita de fraude (43%), publicação duplicada (14%), e plágio (10%). Razões diversas ou desconhecidas representam os 12% restantes.
“O mais preocupante é que, quanto mais habilidosa é a fraude, menor a probabilidade de ser descoberta. Por isso provavelmente há mais estudos fraudulentos por aí que ainda não foram descobertos e retratados”, diz Arturo Casadevall, da Universidade Yeshiva, nos EUA, um dos autores do estudo.
0 0 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

Crianças aprendem e pensam como cientistas, segundo pesquisa

Pesquisa aponta que conteúdo televisivo destinado às crianças possuem aspectos prejudiciais para os telespectadores