Pessoas aprendem “associações” de sons e cheiros enquanto dormem, diz estudo

As pessoas podem aprender novas associações entre odores e sons enquanto dormem, revelou um novo estudo publicado no periódico “Natural Neuroscience”. 
Pesquisadores fizeram participantes dormir com máscaras dentro das quais foram injetados cheiros agradáveis e desagradáveis: xampu e perfume, carniça e peixes em decomposição. Os cheiros eram acompanhados por sons diferentes. Quando os participantes adormecidos eram expostos a um cheiro ruim, respiravam superficialmente. Expostos a um cheiro agradável, inalavam profundamente. Mais tarde, reagiram do mesmo modo a sons associados aos odores, independentemente de os odores em questão estarem ou não presentes.
Os participantes continuaram a modificar sua respiração em resposta aos sons depois de acordados, apesar de dizerem que não se lembravam de cheirar ou ouvir qualquer coisa enquanto estavam dormindo. Foi demonstrado que enquanto dormem as pessoas podem consolidar informações aprendidas durante o dia. Mas os esforços feitos até hoje para ensinar coisas novas a pessoas adormecidas não tiveram sucesso.
“O que se sabe é que não é possível aprender informações novas enquanto se dorme, apesar de nosso cérebro ser capaz de fazer muitas outras coisas enquanto dormimos”, disse a autora principal do estudo, Anat Arzi, pós-graduanda no Instituto Weizmann de Ciência, em Israel.
Os pesquisadores agora procuram utilizações práticas para o que descobriram, como, por exemplo, o condicionamento de pessoas para que modifiquem maus hábitos. “Precisamos entender onde estão os limites entre o que é possível e o que não é possível aprender enquanto dormimos”, disse Arzi.
0 0 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.

Aspectos mantenedores do ciúme

Essa tal de ACT: O que é a Terapia de Aceitação e Compromisso