A Motivação Interfere nos Resultados do Teste de QI

Um novo estudo publicado na revista científica PNAS, realizado por uma equipe de Psicólogos da Universidade da Pensilvânia – Filadélfia (EUA), demonstrou que a pontuação obtida por pessoas submetidas ao teste de QI é fortemente influenciada pela motivação com que realizam as tarefas. 
Todas as 2 000 pessoas que participaram do experimento tiveram sua pontuação aumentada após receberem incentivos para realizarem o teste. A diferença foi maior ainda entre aqueles que tiveram pontuação menor na primeira testagem. 
O site Ciência Hoje [link], veículo que divulgou a pesquisa no Brasil, não informou se nas duas testagens foram usados os mesmos testes e nem qual o intervalo de tempo entre as duas testagens; informações importantes, já que quando o sujeito é exposto pela segunda vez a uma mesma situação, ele já possui algum conhecimento sobre como agir diante dela, o que poderia ser minimizado com um intervalo de tempo maior entre uma e outra testagem e outra. 
Esta possibilidade não torna menos relevantes os resultados da pesquisa, especialmente diante da quantidade de pessoas que dela participou. Os dados colhidos servem de alerta para o quanto se confia em um teste de QI e, principalmente, para a importância de se avaliar outros aspectos da vida de quem é submetido a este tipo de avaliação.
Há cerca de uma década um Psicólogo da Universidade de Harvard já havia avaliado os resultados destes testes, e do mesmo modo, defendia que a Inteligência Emocional tinha um papel importante no desempenho da pessoa. Inteligência Emocional é um conceito que tem como definição a capacidade de reconhecer e lidar com os próprios sentimentos e com os sentimentos dos outros. 
0 0 vote
Article Rating
Portal Comporte-se

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.