Grupos e Listas de Análise do Comportamento no Brasil – Unindo e Fortalecendo a Comunidade

Conforme citado pela Martha Hubner na entrevista concedida ao Comporte-se durante a Jornada de Análise do Comportamento de Salvador (no prelo), se você quer que um grupo se mantenha, você tem que fortalecê-lo, e uma das maneiras de fazer isto é por meio da associação; ou seja,  passar a pertencer àquele grupo, interagindo e se relacionando com ele. 
No caso dos Analistas do Comportamento brasileiros, esta associação pode ocorrer de diversas formas. Algumas das principais, são:
1 – Filiar-se à ABPMC (Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental), que é a instituição que representa os psicólogos orientados pela abordagem no Brasil;
2 – Participar do encontro da ABPMC e dos eventos regionais promovidos pelo país;
3 – Contribuir com a produção científica e técnica da área.
Para fortalecer a Análise do Comportamento, é preciso criar canais de comunicação
efetivos entre os estudantes e profissionais que adotam a abordagem.
Além destas possibilidades, existem outras alternativas para aqueles que buscam conhecer Analistas do Comportamento de outras partes do país, encontrar material de qualidade ou participar de discussões relevantes envolvendo a abordagem. São elas:
1 – Grupo Yahoo COMPORT, moderado pelo Thomas Woelz. 

O Yahoo COMPORT é um grupo no qual Analistas do Comportamento de todo o país, de diversos campos de atuação e etapas acadêmicas estão interligados por meio de um fórum de discussões via e-mail. Neste fórum ocorrem trocas e indicação de material, indicação de terapeutas, debates acerca de diversos temas envolvendo Psicologia e Análise do Comportamento, entre outros tipos de interação que tem em comum a cooperação entre os membros.
2 – Grupo de Análise do Comportamento no FACEBOOK, moderada por Esequias Neto e Arthur Médici. 
Criado recentemente, o grupo reúne estudantes e profissionais Analistas do Comportamento usuários do FACEBOOK de diversas partes do país, e tem suas interações marcadas principalmente por conversas acerca de temas relacionados a Psicologia e Análise do Comportamento de modo geral. No grupo você encontra também divulgação de material, eventos, além de ter a possibilidade de manter contato com pessoas de interesse comum de diversas partes do país.
3 – Comunidade de Análise do Comportamento no Orkut, moderada por Tomas Woelz, Guilherme e Felipe.
Assim como no caso do grupo do FACEBOOK, a comunidade de Análise do Comportamento no orkut reúne estudantes e profissionais da Análise do Comportamento de diversas partes do país. Nas interações entre os membros, predominam conversas acerca de diversos assuntos envolvendo a profissão de Psicólogo.
Certamente existem diversos outros fóruns de Análise do Comportamento compostos por pessoas com altíssimo potencial e que contribuem muito para a disseminação do conhecimento produzido em Análise do Comportamento e especialmente união de interessados na área. Um exemplo destes fóruns é o GVEAC (Grupo Virtual de Estudantes de Análise do Comportamento), que diferentemente do COMPORT, é composto principalmente por estudantes de graduação e pós graduação que buscam trocar experiências com outros interessados na área.
Se você é membro de alguma outra lista ou grupo de discussões sobre a abordagem, deixe nos comentários deste post o endereço do grupo ou informe de sua existência para que possamos conhecer um pouco mais das estratégias empregadas pelos Analistas do Comportamento do Brasil para fortalecerem nossa comunidade. 
0 0 vote
Article Rating
Portal Comporte-se

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.