Petição Contra o Programa “Casa dos Autistas” da MTV

Na tentativa de satirizar o reality show do SBP “Casa dos Artistas”, o programa humorístico Comédia MTV, do canal MTV, lançou um quadro chamado Casa dos Autistas, no qual alguns atores dramatizam cenas em que procuram retratar o comportamento de pessoas com o diagnóstico de Síndrome de Espectro Autista. Veja no vídeo abaixo um episódio do programa, para que saiba do que se trata.

Mas o ao abordarem como comédia o sofrimento destas pessoas, o que conseguiram foi produzir um quadro absolutamente desrespeitoso a elas e que dissemina ainda mais preconceitos sobre o transtorno. 
O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) já entrou com uma representação no Ministério Público Federal [link] contra o programa, pedindo que seja tomada alguma providência em relação ao quadro em questão. O protesto baseia-se  na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da qual o Brasil é signatário, a qual declara:
 “os Estados Partes proibirão qualquer discriminação baseada na deficiência e garantirão as pessoas com deficiência igual e efetiva proteção legal contra a discriminação por qualquer motivo”.
Existe também uma petição pública pedindo que o canal tire o programa do ar e formalize um pedido de desculpas a esta população. Nós, da equipe do Comporte-se, gostaríamos de pedir a colaboração de todos, nesta petição. É rápido, não leva nem 2 minutos e você estará contribuindo para o combate ao preconceito e desrespeito contra um dos tipos de transtornos mais complicados de se lidar. 

Para assinar a Petição Pública, clique aqui.


Em nome não apenas de toda a equipe, mas principalmente daqueles que convivem ou trabalham com crianças ou adolescentes portadores deste diagnóstico, quero agradecer a participação de quem colaborar. Ajudem também a divulgar a Petição. Coloquem-se no lugar dos familiares de crianças que possuam o diagnóstico.  

0 0 vote
Article Rating
Portal Comporte-se

Escrito por Portal Comporte-se

O Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento foi criado em 2008 e é hoje o principal portal de Análise do Comportamento do Brasil. Nele você encontra artigos discutindo temas diversos à partir do referencial teórico da abordagem; dicas de filmes, livros, periódicos e outros materiais; entrevistas exclusivas; divulgação de cursos, promoções, eventos e muito mais.