Nota de Pesar: falece Prof. Dr. João Cláudio Todorov

O site da UnB (Universidade de Brasília) anunciou, em 07 de julho de 2021, o falecimento de um dos mais importantes Psicólogos e Analistas do Comportamento brasileiros, o Professor João Cláudio Todorov. Um dos pioneiros em nossa área, Todorov parte deixando saudades e toda uma comunidade de alunos, admiradores amigos que puderam aprender com ele e caminhar a seu lado ao longo de seus muitos anos de contribuição ao desenvolvimento de nossa ciência.

Todorov formou-se em Psicologia no ano de 1962 pela Universidade de São Paulo (USP) e, após uma temporada na Universidade de Brasília, mudou-se para a Arizona State University, USA, onde concluiu seu PhD em 1969. Após o doutorado, foi professor e pesquisador em universidades americanas e brasileiras. Em 1973 criou o Laboratório de Análise Experimental do Comportamento na Universidade de Brasília (UnB).

O professor sempre se destacou também por sua simpatia, acessibilidade e disposição para contribuir conosco, os aprendizes de Análise do Comportamento. Todorov participava ativamente de nossa área, enquanto isso foi possível. Ele participou a criação de alguns dos mais importantes periódicos científicos da psicologia brasileira e de algumas das mais representativas Sociedades e Associações Profissionais do país, como a Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP, antes chamada de Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto) e da ABPMC (Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental. Claro, é importante citar que ele foi um dos tradutores do livro Ciência e Comportamento Humano, de Skinner, um dos clássicos de nossa área.

Nós, do Comporte-se, já tivemos a honra de estar em sua presença em diversas oportunidades, aprender com ele e com muitos daqueles que se tornaram professores após terem sido alunos de nosso querido Todorov. João Cláudio parte deixando saudade e um legado impossível de ser descrito em palavras, não só do ponto de vista profissional e científico mas, também, pessoal. Lamentamos muito por esta perda, que certamente está entre as maiores da Análise do Comportamento brasileira.

À sua família e amigos, nossas condolências.

5 2 votes
Article Rating
Avatar photo

Escrito por Esequias Caetano de Almeida Neto

Terapeuta Comportamental, com especialização em Clínica Comportamental pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (Campinas, SP), com Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética pelo Behavioral Tech | A Linehan Institute Training Company (Seattle, Washington/ EUA) e Formação em Terapia de Aceitação E Compromisso e Terapia Analítica Funcional pelo Instituto Continuum (Londrina, PR). É sócio da Ello: Núcleo de Psicologia e Ciências do Comportamento, onde atende a adultos individualmente, em terapia de casais e terapia de família, além de prover Supervisão Clínica e Treinamento para Terapeutas Comportamentais. É fundador e diretor geral do Portal Comporte-se: Psicologia e Análise do Comportamento (www.comportese.com), onde também coordena a equipe de colunistas de Terapia Comportamental Dialética. Coorganizou os livros Terapia Analítico Comportamental: dos pressupostos teóricos às possibilidades de aplicação (Ed. Esetec, 2012) e Depressão: Psicopatologia e Terapia Analítico Comportamental (Ed. Juruá, 2015). Atua como consultor de Comportamento e Cultura para a Rádio Clube (AM 770) de Patos de Minas e escreve sobre Psicologia e Saúde Mental para o jornal Clube Notícia (https://www.clubenoticia.com.br). É sócio afiliado da Associação Brasileira de Análise do Comportamento (ACBr) e, entre os anos de 2015 e 2017, foi membro da Comissão de Comunicação da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC).

Estresse e Autocompaixão em pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um diálogo com as pesquisas

Por que você não quer se vacinar?