Conheça o livro: Orientação Profissional sob o enfoque da Análise do Comportamento

A Orientação Profissional auxilia as pessoas no momento da escolha ou redefinição da profissão. Diferente do que muitos pensam não serve apenas aos alunos do Ensino Médio que estão na fase de optar por uma carreira, mas é também muito utilizada para adultos que não estão satisfeitos com a profissão e pretendem investir numa nova carreira ou, mesmo satisfeitos, querem progredir na carreira. Existem reorientações até mesmo na aposentadoria. O livro de Cynthia Borges de Moura aborda a questão de acordo com princípios da Análise do Comportamento e ainda trás um modelo de intervenção!

SINOPSE: A experiência de prática e de pesquisa tem mostrado que a Orientação Profissional pode ser entendida, também, por meio da perspectiva comportamental e que essa abordagem teórica tem muito a oferecer a essa área de atuação. Considerando os avanços teóricos e aplicados que a Análise do Comportamento tem alcançado nos últimos anos, tanto no que se refere a construção do conhecimento, quanto a sua aplicabilidade a diferentes contextos, parece óbvio que tal modelo teórico possa, perfeitamente, se adequar às necessidades de intervenção que a problemática requer. Talvez o termo “vocação”, por sua conotação, tradicionalmente, mentalista, tenha afastado os analistas do comportamento do estudo e do envolvimento com a produção de conhecimento útil nessa área. Porém, um programa de Orientação Profissional baseado nos conhecimentos da Análise do Comportamento, dado seu caráter funcionalista, contextualista e diretivo, pode fornecer contribuições importantes, no que diz respeito ao desenvolvimento de uma intervenção focalizada, especificamente, na aprendizagem das respostas necessárias à resolução do problema da escolha profissional.

CAPÍTULOS

Capítulo 1: Orientação Vocacional e Profissional: Evolução e Tendências Atuais

Capítulo 2: Escolha Profissional: Análise dos Fatores Pessoais e Profissionais

Capítulo 3: Orientação Profissional na Análise do Comportamento: uma Possibilidade em Perspectiva

Capítulo 4: Avaliação de um Programa Comportamental de Orientação Profissional

Capítulo 5: Orientação Profissional na Análise do Comportamento: Programa-Modelo para Atendimento em Grupo

Capítulo 6: Considerações sobre a Formulação de Programas Comportamentais de Orientação Profissional

Entre no site da editora: [button link=”http://www.grupoatomoealinea.com.br/orientacao-profissional-sob-o-enfoque-da-analise-do-comportamento.html” size=”medium” target=”new” color=”default”]Acessar[/button]

0 0 votes
Article Rating

Escrito por Priscila Meireles Guidugli

Graduada em Psicologia, Mestra e Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP - Bauru. Especialista em Psicoterapia Breve pelo Instituto Ampliatta. Membro do LADS (Laboratório de Aprendizagem, Desenvolvimento e Saúde) da UNESP – Bauru. Atua nas áreas clínica e escolar atendendo todas as idades, com experiência em dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento infantis, transtornos globais do desenvolvimento, incluindo autismo, além de transtornos psiquiátricos relacionados à ansiedade e depressão.

Confira o novo número da revista “Operants”

Como construir um Genograma?